Fruticultura e Horticultura

Uva promete gerar renda para produtores do RS

Cultura em complemento ao pêssego e fumo amplia mercado com manejo simples e baixa sensibilidade a doenças


Publicado em: 08/02/2012 às 17:20hs

Uva promete gerar renda para produtores do RS

Com potencial para gerar renda para os agricultores da metade sul gaúcha, a uva foi apresentada pela Embrapa na região de Pelotas (RS), em uma “Tarde de Campo” no último dia 7. Os produtores da região puderam conhecer técnicas para a produção da Niágara rosada e para a cobertura de parreiras com plástico, obtendo assim, mais uma possibilidade de renda além das produções já comuns na região, como o pêssego e o fumo.

Os agricultores do sul do Rio Grande do Sul têm na produção de pêssego e do fumo uma grande fonte geradora de renda. Por isso, segundo Jair Nachtigal, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, a empresa tem trabalhado no sentido de buscar alternativas complementares para os produtores da região, permitindo a utilização das mesmas máquinas e a não concorrência com a mão-de-obra nos períodos em que essas culturas, atividades predominantes da propriedade, ocorram.

No caso da uva, temos trabalhado com a produção da Niágara Rosada para mesa, pois é bem aceita no mercado, além de ser mais fácil de produzir por ser menos sensível a doenças. No entanto, muitas vezes o que limita a expansão dessa cultura é seu elevado custo de produção. Esses valores variam de acordo com a tecnologia empregada na área. No caso da uva de mesa, esse valor pode chegar a R$120 mil por hectare — afirma o pesquisador.

Ainda de acordo com ele, a viticultura conta com grandes produtores, mas é uma atividade de pequenas propriedades. Para o entrevistado, o primeiro benefício dessa produção complementar é não ter a propriedade baseada em um único tipo de produção, permitindo o aumento de renda.

Além do consumo in natura, existem outros mercados que podem ser explorados no caso da cultura da uva, como o de sucos, doce e vinhos comuns, por exemplo — completa Nachtigal.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Clima Temperado através do número (53) 3275-8100 ou a Embrapa Uva e Vinho através do número (54) 3455-8000.

Fonte: Kamila Pitombeira/Portal Dia de Campo

◄ Leia outras notícias