Fruticultura e Horticultura

Transformação Rural: Família Roth Transita da Bovinocultura para a Olericultura

De desafios na bovinocultura à inovação no cultivo de hortaliças: A trajetória da Novo Horizonte Hortifruti


Publicado em: 23/07/2024 às 12:30hs

Transformação Rural: Família Roth Transita da Bovinocultura para a Olericultura

A história da Novo Horizonte Hortifruti, localizada na Linha Aparecida, em Iporã do Oeste, no extremo-oeste catarinense, é um exemplo notável de resiliência e adaptação. A empresa, liderada pela Família Roth, faz uma transição inspiradora da bovinocultura leiteira para a olericultura, refletindo uma visão empreendedora e inovadora.

Até 2016, a Família Roth se dedicava à bovinocultura leiteira, mas enfrentou um revés com o diagnóstico de tuberculose em seu rebanho. Diante dessa situação, a decisão de mudar o rumo da propriedade rural foi tomada com base nas capacitações contínuas que a família vinha realizando. Durante esse período, Dulce Follmann Roth, esposa de Inácio Roth, participava do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gerido pela Cooperoeste em São Miguel do Oeste, com foco na produção de frutas e verduras.

Com o conhecimento adquirido e a necessidade de sustentar a propriedade, a família decidiu investir na produção de hortaliças. "Escolhemos a olericultura por exigir um investimento inicial menor, e assim surgiu o 'Novo Horizonte'", explica Cleison Felipe Wolfart, genro dos empreendedores, ao relatar a origem do nome do novo empreendimento.

Desafios e Capacitação

Ao migrar para a olericultura, a família enfrentou diversos desafios, como a falta de conhecimento técnico sobre produção de alimentos saudáveis e a obtenção de recursos iniciais e contínuos. As dificuldades incluíam a definição dos produtos a serem cultivados, o mercado-alvo, a origem das mudas, a precificação e os trâmites burocráticos.

Para superar esses desafios, Inácio Roth e sua filha mais velha, Jucelaine (atualmente fora da propriedade), participaram do curso Negócio Certo Rural oferecido pelo Sebrae/SC. Este curso auxiliou na compreensão de conceitos essenciais para o planejamento e administração de negócios rurais, incluindo diagnóstico da propriedade, seleção de ideias de negócios, análise de viabilidade, gestão da produção e comercialização.

Em 2023, Inácio e sua filha mais nova, Tatiane Roberta Roth, participaram do Empretec Rural, um programa do Sebrae/SC que visa aumentar a rentabilidade, estimular novos negócios e gerar empregos. O Empretec Rural desenvolve habilidades para detectar oportunidades, estabelecer metas desafiadoras e melhorar a eficiência dos negócios. Atualmente, a família está envolvida no Programa Agentes Locais de Inovação Rural (ALI), que oferece suporte personalizado para inovação em micro e pequenas empresas.

Produção e Futuro

A propriedade de 9,7 hectares destina 4,5 hectares para a produção de frutas e verduras. A família Roth oferece mais de 40 itens a cerca de 100 clientes, produzindo aproximadamente 35.000 unidades de hortaliças folhosas e brássicas e 8.000 quilos de frutas e tubérculos por ano. O excedente é transformado em produtos semiprocessados e processados.

Cleison destaca que a empresa está em processo de registro da marca Novo Horizonte para rotulagem de seus produtos e planeja agregar valor à produção, especialmente na linha de semiprocessados e processados. Além disso, a família está avaliando a expansão para novos mercados e preparando o processo de sucessão para garantir a continuidade do negócio. “Os desafios são parte de qualquer atividade, mas a satisfação vem ao atingirmos nossos objetivos, proporcionando alimentos saudáveis aos nossos clientes”, conclui.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias