Fruticultura e Horticultura

Técnicos da Emater/RS-Ascar realizam edemonstrações sobre poda em oliviras

Técnicos da Emater/RS-Ascar e do projeto Olivais do Pampa realizaram, durante o mês de agosto, demonstrações práticas sobre poda em oliveiras em diversas propriedades da região


Publicado em: 06/09/2012 às 09:30hs

Técnicos da Emater/RS-Ascar realizam edemonstrações sobre poda em oliviras

As reuniões técnicas aconteceram em olivais de Caçapava do Sul, Santana do Livramento e Cachoeira do Sul, com exemplos a campo, para produtores e técnicos, sobre poda de formação e poda de produção.

Foram instrutores nas demonstrações práticas, os técnicos da Emater/RS-Ascar Antonio Conte, Tailor Garcia e Edison Dornelles; Emerson Menezes e Cristiano Berbigier, da Prefeitura de Bagé; e Bruno Paulino, da Prefeitura de Aceguá.

A poda de formação é realizada a partir do segundo ano do plantio e tem como objetivo proporcionar uma sólida estrutura para a planta, além de favorecer a iluminação e o arejamento em todas as partes do vegetal. “Quanto mais luz, maior será a produção e qualidade do azeite obtido. A poda também favorece a execução das práticas culturais como os tratamentos fitossanitários e a colheita”, garante Garcia.

A poda de produção, que é realizada quando as plantas atingem o período produtivo, a partir do quarto ano, tem como finalidade a obtenção de um equilíbrio entre a atividade vegetativa e o potencial produtivo para o alcance de uma produção constante, abundante e com qualidade. “Além disso, esta poda tem como objetivo estimular a brotação de ramos produtivos para o ano seguinte”, completou Garcia.

Área de Cultivo

A área de cultivo com oliveiras no Estado é de cerca de 500 hectares. Quase a totalidade desta extensão está situada na Metade Sul, em especial na região da Campanha e na Serra do Sudeste.

“Quanto à produção, destaca-se o estabelecimento da Olivas do Sul, em Cachoeira do Sul, por produzir e comercializar no Brasil o primeiro azeite de oliva extravirgem, a partir do ano de 2011”, destaca Garcia. Nesta propriedade, a produção, em 2012, foi de cerca de 83 mil quilos de azeitonas que, somadas à produção de outros olivais de Caçapava do Sul, totalizou o processamento de 116 mil quilos para a produção de mais de 20 mil litros de azeite extravirgem. O produto é comercializado para diversos Estados do Brasil.

Curso na Itália e Projeto Olivais do Pampa

Garcia, Berbigier, Menezes e Paulino contribuíram nas demonstrações práticas com os conhecimentos adquiridos em curso de capacitação em poda de oliveiras realizado na Faculdade Agrária de Perugia, na Itália. Esta capacitação foi proporcionada pelo projeto de cooperação técnica entre Brasil e Itália, intitulado Olivais do Pampa, que faz parte do programa Brasil Próximo e abrange os municípios de Bagé, Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Quaraí e Santana do Livramento.

O trabalho tem como objetivo viabilizar projetos com foco no desenvolvimento local, em parceria com Estados e municípios. Em 2009, foi instituído um protocolo de cooperação entre o governo brasileiro e os Estados italianos de Umbria, Marche, Toscana e Emilia-Romagna, para a implantação do projeto Valorização da Cadeia do Azeite Extravirgem de Oliva, que foi denominado pela parte brasileira de Olivais do Pampa – trabalho coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Bagé.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias