Publicado em: 06/08/2012 às 16:20hs
Esse é o objetivo da capacitação que será realizada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), nesta terça e quarta-feira (7 e 8), no Projeto de Assentamento (PA) Lagoa da Onça, município de Planaltino.
Com o tema “Cultura do Abacaxi”, o evento está sendo organizado pela equipe de Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates) de Maracás, e terá como palestrante o especialista da Gerência Regional de Itaberaba, José Alves Bezerra.
Segundo a engenheira agrônoma da empresa, Nívea Silva, o abacaxi vem aumentando a sua representação na região e é necessária a adequação de melhores técnicas no plantio e incentivo para a expansão da cultura. Atualmente, o assentamento já conta com 20 mil mudas de abacaxi, plantadas pelos assentados no sistema tradicional de cultivo. “O que desejamos é o aumento da área plantada, da produção e da produtividade, a partir de técnicas apropriadas para esse fim”, explicou a agrônoma.
Para José Bezerra, a capacitação permite não só o conhecimento de técnicas específicas para a cultura, mas, também, a troca de saberes, onde se respeita o conhecimento tradicional. Segundo ele, a programação do curso abrangerá assuntos sobre a importância da cultura do abacaxi, ressaltando desde o preparo do solo, adubação, plantio em fileiras duplas, indução floral, manejo das pragas e doenças, até a colheita e beneficiamento dos frutos.
Esta é a terceira capacitação sobre a cultura do abacaxi, realizada pela equipe de Ates de Maracás, em assentamentos da região. Os assentamentos Assembleia, em Jaguaquara, e o Khaetá, em Maracás, também foram contemplados com o mesmo curso, no ano passado.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)
◄ Leia outras notícias