Publicado em: 12/01/2012 às 11:40hs
O trabalho de monitoramento e de orientação aos produtores de pêssego da região de Pelotas/RS feito pelo Sistema de Alerta surtiu efeito. A colheita do fruto – praticamente toda finalizada até a virada do ano – indica uma boa safra, de 55 mil toneladas, livre da mosca-das-frutas.
O Sistema de Alerta envolveu um trabalho coordenado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), em parceria com a Emater/RS-Ascar e a UFPel, que buscou livrar os pomares de pêssego da ameaça de uma infestação do inseto. Equipes monitoraram a população da mosca em Pelotas, Morro Redondo/RS e Canguçu/RS e repassaram orientações aos agricultores. O trio de cidades responde por grande parte da produção nacional do fruto.
Semanalmente, boletins foram publicados e entregues aos produtores, com informações sobre o nível de infestação dos pomares e com recomendações para evitar o crescimento populacional da mosca. Também foram repassadas informações em cursos e via meios de comunicação.
O Sistema de Alerta foi criado para evitar a infestação dos pomares pela mosca-das-frutas, já que os inseticidas tradicionalmente usados pelos agricultores estão proibidos. A falta de informação sobre quais passos adotar no cultivo poderia inviabilizar toda a safra local.
Boletins
Os boletins foram entregues em mãos aos agricultores, distribuídos em vendas e mercados do interior e colados em pontos como paradas de ônibus e igrejas. Ao todo, foram 18 edições consecutivas com as últimas novidades e recomendações sobre o cultivo do pêssego. Com o fim da safra 2011-2012, a publicação de boletins semanais será interrompida e deverá retornar a partir do segundo semestre, antes do início da próxima safra.
Fonte: Embrapa Clima Temperado
◄ Leia outras notícias