Publicado em: 24/03/2025 às 11:05hs
O Sistema CNA/Senar participou, na última semana, em São Paulo, dos eventos Partnership Meeting e Brazil Sassion, focados na sustentabilidade da cacauicultura mundial. Organizados pela World Cocoa Foundation (Fundação Mundial do Cacau), os encontros reuniram especialistas de diversos países para debater as questões que envolvem a cadeia produtiva do cacau.
O Partnership Meeting, realizado nos dias 19 e 20 de março, contou com a presença de representantes de produtores, indústrias, instituições de pesquisa e governos de 25 países. Durante o evento, Guilherme Moura, vice-diretor da Federação de Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e representante da CNA no setor de cacau, abordou o contexto histórico da cacauicultura no Brasil e os principais desafios enfrentados na cadeia produtiva.
Moura ressaltou os avanços alcançados nos últimos anos, impulsionados pela integração entre os diversos elos da cadeia produtiva. No entanto, destacou que o investimento em pesquisa — especialmente voltado para a seleção de materiais com maior resistência e para o manejo de doenças —, a assistência técnica qualificada e o acesso ao crédito rural são essenciais para ampliar a produção de cacau no Brasil.
Durante a conferência, também foram discutidas as perspectivas para a safra 2024/2025, que deve apresentar uma leve recuperação na produção. Contudo, o desaquecimento na moagem e na demanda no mercado geram flutuações e incertezas nos preços do cacau.
Além disso, os participantes do fórum destacaram os desafios enfrentados pela cadeia global de produção e abastecimento de cacau, como as condições climáticas adversas, incluindo períodos de altas temperaturas e baixa umidade. Outro tema relevante foi a questão fitossanitária, com o foco no CSSV (vírus do broto inchado do cacau) na África Ocidental e nas ações de contenção da monilíase no Brasil, uma praga quarentenária que afetou áreas não comerciais nos estados do Amazonas e Acre.
No dia 21 de março, ocorreu o Brazil Sassion, fórum promovido pelo CocoaAction, que contou com a participação de representantes de produtores, empresas de consultoria e pesquisa, que compartilharam ações e experiências realizadas no Brasil em prol do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva e da expansão da produção.
Letícia Barony, assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, também esteve presente e destacou o papel do Sistema CNA/Senar, que, por meio da colaboração entre federações estaduais de agricultura e pecuária, Senar, sindicatos e comissões nacionais, tem trabalhado para entender as demandas da cadeia produtiva e gerar resultados concretos para o setor rural.
“Nossa atuação visa garantir segurança jurídica nas atividades agropecuárias, reduzir custos operacionais, promover eficiência no uso dos recursos e assegurar uma boa qualidade de vida no campo. Esses são pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável da cacauicultura”, afirmou Letícia Barony.
A assessora técnica também ressaltou as ações realizadas pelo Senar, como a capacitação de produtores e a Assistência Técnica e Gerencial, cujo objetivo é proporcionar uma nova visão da propriedade rural como um empreendimento focado na eficiência produtiva.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias