Publicado em: 25/07/2012 às 11:20hs
O assunto será debatido nesta quarta-feira (25), a partir das 8h30min, durante a realização do Seminário de Fruticultura, no Salão Paroquial, com o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar que orienta produtores para a plataforma de comercialização instalada nas Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), Valtair Niemeier. A palestra sobre mercado e comercialização inicia às 11h.
“O produtor tem que ficar atento aos investimentos na classificação que envolvem os processos de embalagem, rotulagem, apresentação e observância da sazonalidade dos produtos”, diz Niemeier.
O Seminário, promovido pela Emater/RS-Ascar e prefeitura, também tratará sobre a importância da fruticultura como geração de renda nas pequenas propriedades rurais, às 9h, com o professor do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Diniz Fronza. A cultura da nogueira também ganha espaço no debate através da explanação do empresário da Divinut Indústria de Nozes Ltda, de Cachoeira do Sul, às 10h15min.
Na parte da tarde, os fruticultores participarão de Dia de Campo, na propriedade do agricultor Flávio Zorzi, sobre a cultura do pêssego e da videira. Já a cultura da nogueira será abordada na propriedade de Jair Rocha Oliveira. No encerramento, às 16h30min, haverá degustação de produtos à base de frutas produzidos por agricultoras locais.
Fruticultura
Vila Nova do Sul tem representatividade regional na produção de pêssego, maçã, uva e noz-pecã. Conforme dados da Emater/RS-Ascar, a produtividade da cultura do pêssego é de 10 toneladas por hectare, ocupando uma área total de 14 hectares, com a atuação de sete produtores locais.
A maçã, com dois produtores, ocupa dois hectares e tem produtividade média de 12 toneladas/ha. A cultura da uva possui cinco produtores e ocupa área de 6,5 hectares. A maior cultura é a da nogueira, com 23 hectares ainda em produção e dois produtores.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias