Publicado em: 17/01/2012 às 18:20hs
A intenção da secretaria é envolver neste trabalho toda a cadeia produtiva, que hoje abrange cerca de 500 produtores em todo o Estado, além de pesquisadores da Emater, Embrapa e de universidades goianas.
Segundo o secretário da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima (foto), a equipe da Seagro vai montar uma estratégia para trabalhar a produção de uva, ainda considerada pouco representativa no Estado, diante de culturas tradicionais como a soja e o milho. Na reunião na tarde de ontem com o diretor técnico do Sebrae, Wanderson Portugal, o secretário explicou que é preciso considerar os anseios dos produtores e as necessidades da cadeia. De acordo com Antônio Flávio o trabalho da Secretaria vai começar por identificar os produtores, que tipo de uva produzem, qual tipo de subproduto é extraído da uva e mercado consumidor, dentre outros aspectos. A partir desse trabalho de identificação, serão formuladas propostas para os produtores.
Atualmente as principais regiões produtoras da fruta em Goiás hoje são Itaberaí, com a uva de mesa, e Santa Helena, Hidrolândia, e Paraúna, todas com produção destinada, sobretudo, à fabricação de vinhos e sucos. Segundo dados da Seagro, a produção goiana fica em torno de 30 toneladas por hectare, por safra. Um dos diferenciais da uva produzida em Goiás é o teor de açúcar superior ao das uvas produzidas em outras regiões do País, propriedade atribuída às boas condições do clima e do solo goiano.
Fonte: Goiás Agora
◄ Leia outras notícias