Fruticultura e Horticultura

"Árvore do Conhecimento" da pera é divulgada

Embrapa disponibiliza sistema online que reúne informações sobre todo o processo produtivo do fruto. Produção atual é quase toda importada e há espaço para a produção interna crescer


Publicado em: 20/01/2012 às 10:00hs

"Árvore do Conhecimento" da pera é divulgada

A Embrapa acaba de divulgar na internet a “Árvore do Conhecimento Pera”, página virtual que faz uma radiografia do processo de produção do fruto. O sistema, desenvolvido em parceria pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), permite, a qualquer pessoa conectada à internet, acessar informações sobre as técnicas e procedimentos de cultivo em um único endereço – www.embrapa.br/agencia.

O destaque do site é a árvore hiperbólica, sistema que organiza visual e hierarquicamente todo o conhecimento sobre a pera. Trata-se de uma espécie de mapa de conteúdos. Os principais assuntos ligados ao cultivo da fruta – como origem, colheita e doenças – podem ser acessados de maneira fácil, através de ligações entre os temas. O modelo faz o visitante navegar sem perder o contexto da informação.

“O diferencial da Árvore do Conhecimento está no fato de toda a informação sobre a cultura ficar concentrada em único lugar, facilitando a vida do visitante”, comenta a analista da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) Eliana Quincozes, membro da equipe multidisciplinar responsável pelo desenvolvimento da página virtual.

O conteúdo da “Árvore do Conhecimento Pera” está dividido em três grandes áreas: pré-produção, produção e pós-produção. Informações sobre, por exemplo, tipos de cultivares, plantio e a origem do fruto estão presentes.

 Pera 

Atualmente, quase toda a pera consumida no país é importada de países como Argentina, Chile e Estados Unidos. “Hoje são consumidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas por ano, sendo que produzimos apenas 18 mil toneladas anualmente da fruta”, comenta o pesquisador da Embrapa Clima Temperado José Francisco Pereira, responsável pelo abastecimento de conteúdo da Árvore do Conhecimento.

De acordo com o pesquisador, o país não produz a fruta em maior quantidade pela sua inconstância de produção. Para dar frutos, a pereira necessita de um longo período de frio intenso. O plantio é feito nos meses de junho e julho e a colheita ocorre no período de fim de fevereiro a início de março. O mercado interno é favorável, mas exige frutas de alta qualidade a preços competitivos.

 ÁRVORE 

A “Árvore do Conhecimento Pera” foi desenvolvida por uma equipe editorial da Unidade de Clima Temperado da Embrapa. O objetivo da ferramenta, abrigada no site da Agência de Informação Embrapa, é oferecer uma informação completa e de fácil acesso a todo o público, principalmente agricultores, agroindustriais, estudantes e pesquisadores. A Agência já registrou mais de um milhão de acessos a suas páginas.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias