Publicado em: 09/04/2013 às 19:50hs
Após um 2012 difícil em função do clima, seca em abril e geadas intensas em junho, a maior região produtora da fruta no Rio Grande do Sul espera recuperar o terreno que havia perdido.
A expectativa é de que sejam colhidas cerca de 160 mil toneladas da fruta nos 10,3 mil hectares cultivados, contra as 80 mil registradas ao longo de 2012. De acordo com o assistente técnico em fruticultura da Emater, Derli Paulo Bonine, as condições deste verão, com temperaturas altas durante o dia e baixas à noite, somadas às chuvas bem distribuídas, propuseram o desenvolvimento adequado das frutas. Os trabalhos começaram em março, com a colheita da variedade conhecida como japonesa, e seguem em abril com a bergamota caí ou comum, cerca de duas semanas antes do período habitual.
O preço pago ao produtor pela caixa de 25 quilos pela fruta da variedade japonesa está em aproximadamente R$ 13. Segundo Bonine, o valor atual é compensador. A colheita da bergamota segue em julho com a variedade pareci e, em agosto, com a montenegrina e a murcott.
Fonte: Zero Hora
◄ Leia outras notícias