Publicado em: 23/07/2012 às 18:40hs
Com o objetivo de expandir a produção de abacaxi no Tocantins, representantes do programa Produção Integrada de Frutas (PIF), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) e produtores da fruta se reuniram em julho para tratar as perspectivas da produção de abacaxi no Estado.
O Programa tem como objetivo a produção de qualidade por meio da diminuição do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta. O PIF teve início em 2004 e contava com a adesão de apenas um produtor, atualmente esse número subiu para 90 propriedades distribuídas pelo Estado. Segundo o pesquisador da Embrapa Fruticultura, Aristóteles Pires, a assistência técnica na orientação e monitoramento do processo de produção é a principal dificuldade na expansão do programa.
Outra questão tratada durante o encontro foi a necessidade de haver um nivelamento das ações. Para José Américo, coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, a equipe atual é pequena para acompanhar todo o processo da produção integrada, por isso é preciso um incentivo maior para que o número de adesões voluntárias de produtores possa crescer.
Fonte: Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias