Fruticultura e Horticultura

Produzir frutas requer dedicação e paciência

Hoje, a fruticultura representa em torno de 3% do Valor Bruto de Produção (VBP) do agronegócio paranaense, movimentando a economia dos 399 municípios do Estado


Publicado em: 16/01/2012 às 14:10hs

Produzir frutas requer dedicação e paciência

Em 2010, o VBP do setor somou R$ 900 milhões. Só os pomares de laranja representam em torno de 38% desse valor. A banana, cultivada principalmente no litoral e regiões de Andirá, Rio Bom e Novo Itacolomi ocupam o segundo lugar com 18%, seguido da tangerina com 12% do total do VBP.

Embora seja um valor inferior ao comparado às principais commodities agrícolas, como o milho e a soja, a fruticultura paranaense é um dos setores que mais gera empregos na zona rural. Para se ter uma ideia, um hectare de produção de frutas necessita de, no mínimo, três funcionários fixos, enquanto que no cultivo de grãos, não chega a uma pessoa por hectare.

Em contrapartida, avalia Sérgio Carvalho, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a fruticultura é um dos setores que mais sofrem com a falta de mão de obra especializada, o que é um grande gargalo da atividade.

Carvalho afirma que o setor possui técnicos insuficientes para atender à expansão desse mercado. Além disso, observa que geralmente os pequenos produtores não possuem recursos suficientes para arcar com a contratação de profissionais qualificados.

Fonte: Folha Web

◄ Leia outras notícias