Publicado em: 26/06/2012 às 07:35hs
Considerada a cidade mais fria do Brasil, São Joaquim (SC) realizará entre os dias 26 e 28 de junho o 10º SENAFRUT - Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado. O local não poderia ser mais apropriado, já que a cidade está entre as maiores produtoras de maçã do estado de Santa Catarina. O evento é organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF aproveita a oportunidade para apresentar aos fruticultores alternativas que proporcionem um melhor manejo de importantes pragas e doenças da maçã. Utilizando produtos diferenciados como o Cetro® e Serenade® é possivel obter resultados que adicionam valor à cadeia produtiva da maçã. “Os dois produtos vão ao encontro das necessidades dos produtores de maçã, cumprindo com o nosso objetivo de fornecer alternativas viáveis que colaborem para a melhor qualidade da fruta”, argumenta o gerente de Marketing para Hortifruti da BASF, Eduardo Eugênio Vieira.
Cetro® é um produto a base de feromônio sintético com tecnologia desenvolvida pela BASF para o controle populacional da Mariposa Oriental ou Broca-dos-ponteiros (Grapholita molesta). O produto age causando desorientação ou confusão sexual dos machos, interrompendo o seu ciclo e evitando a reprodução da praga por não haver a realização da cópula. Indicado para a cultura da maçã, o produto não estimula a resistência da praga, é de fácil aplicação e não causa efeitos negativos nos inimigos naturais das pragas. Outra vantagem é que ajuda a proporcionar uma colheita de frutos sadios, que atendem às normas de tolerância de exportação. A aplicação de Cetro® é recomendada também em pomares de pêssego, nectarina, ameixa, pêra entre outras frutas nas quais incide esta praga.
Já o biofungicida Serenade® tem como princípio ativo a bactéria gran-positiva Bacillus subtilis, um agente biológico não patogênico e comum no meio ambiente. Sua principal característica é inibir o desenvolvimento de outros agentes biológicos nocivos às plantas e presentes na natureza. Indicado para o manejo de resistência de importantes fungos, possibilita ainda mais flexibilidade de aplicação em intervalos mais curtos que antecedem a colheita e de reentrada no campo. Serenade® apresenta-se eficaz no controle de importantes doenças, além de proporcionar aumento da produtividade e qualidade das lavouras, aliado a um melhor gerenciamento dos limites máximos de resíduos.
Portifólio para fruticultura
Além dos produtos biológicos, a BASF expõe durante o evento o portifólio completo de produtos para fruticultura de clima temperado. “Temos, por exemplo, o regulador de crescimento Dormex® que é utilizado para a quebra de dormência de frutíferas (maçã e uva) e promove uma brotação mais uniforme e vigorosa das gemas”, exemplifica Vieira. Os fungicidas Cabrio Top®, Polyram® DF e Delan®, além do adjuvante e inseticida Triona® e o adjuvante Assist®, são outros produtos que também serão apresentados.
Tecnologia e Conectividade
Os produtores ainda terão a oportunidade de conhecer o Digilab 2.0, sistema portátil de assistência técnica e diagnóstico preciso de doenças, pragas e plantas daninhas, que permite a rápida identificação de sintomas iniciais em diferentes tipos de cultivo.O serviço funciona por meio de um microscópio digital, capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes e um software com banco de dados e imagens das principais doenças nos cultivos agrícolas.
A versão 2.0 oferece ainda mais agilidade e precisão, já que conta com um sistema de navegação mais intuitivo, de fácil manuseio, além de um GPS acoplado ao hardware do equipamento, que possibilitará o georreferenciamento de uma determinada praga, planta daninha ou doença. Também já encontra-se disponível a versão mobile do sistema, para usuários de smartphones com sistemas Android e iOS (Apple).
Fonte: X Comunicação
◄ Leia outras notícias