Publicado em: 19/11/2012 às 15:00hs
Instalada no município de Uraí (Norte Pioneiro), a indústria recebeu investimentos de R$ 15 milhões e fomentou a implantação de pomares em um raio de 100 km entre os municípios de Cambará e Mauá da Serra. As operações tiveram início este mês, ainda em fase de testes, mas a estimativa é de que sejam processadas 250 mil caixas da fruta ainda este ano.
A indústria faz parte do projeto Sucos, que tem como objetivo ampliar as fontes de renda dos produtores e, consequentemente, da cooperativa. ''Desde 2004, muitos produtores começaram a pedir alternativas de cultura e nossos estudos indicaram a laranja como a opção mais viável para a região. O objetivo do projeto sempre foi promover a diversificação de renda para o cooperado, para que otimize mão de obra e área e não fique dependente de uma única atividade'', ressalta o diretor da Integrada, Sérgio Otaguiri.
O primeiro plantio de laranja da Integrada ocorreu em 2008 e atualmente a cultura já ocupa cerca de 2 mil hectares entre 120 cooperados. Estimulados pela compra garantida da produção pela indústria, o número de produtores interessados na laranja cresceu, mesmo diante da valorização das commodities. A estimativa da cooperativa é de que a indústria processe 800 mil caixas da fruta já em 2013, um incremento de 220% em relação à produção deste ano. ''Já estamos sendo procurados por produtores de laranja da região que não são associados para que compremos a produção deles'', revela Otaguiri.
Fonte: Folha Web
◄ Leia outras notícias