Fruticultura e Horticultura

Preço pago ao produtor de cacau volta a cair no sul da Bahia

O preço do cacau pago ao produtor no sul da Bahia voltou a registrar um declínio na última semana, o que pode inviabilizar a produção do fruto na região. Isto em virtude da alta das cotações externas e do dólar e redução dos prêmios sobre as cotações da bolsa


Publicado em: 21/06/2012 às 18:40hs

Preço pago ao produtor de cacau volta a cair no sul da Bahia

Segundo o analista Thomas Hartmann, “a queda do prêmio oferecido aos produtores decorre do forte aumento do volume das entradas, que está gerando problemas de logística às empresas compradoras ao atingir o limite da sua capacidade de processar recebimentos, forçando-as a tentar reduzir o fluxo de cacau que chega aos seus armazéns”.

No Brasil foi recebido na última semana, um total de 153.827 sacas de amêndoas com 60 kg, sendo que 102.434 sacas foram da Bahia, e 51.393 sacas de outros estados.

Ainda não é possível afirmar se esta queda deverá persistir, pois de acordo com Hartmann, não se pode prever o futuro de preço do cacau. “Ele (preço do cacau) depende de três fatores: a cotação da Bolsa de NY, a taxa cambial do dólar e do Prêmio pago pelos compradores acima da cotação da bolsa. Todos os três tendem a oscilar para cima e para baixo, refletindo-se sobre os preços pagos ao produtor”, afirmou.

Os preços pagos registrado no eixo Ilhéus – Itabuna, sul do estado, gira em torno de R$ 74,00 – 77,00 a arroba.

Fonte: Mercado do Cacau

◄ Leia outras notícias