Fruticultura e Horticultura

Preço da lima ácida Tahiti despenca quase 30% em uma semana com maior oferta

Chuvas atrasam colheita e concentraram oferta de fruta madura em abril


Publicado em: 26/04/2024 às 12:10hs

Preço da lima ácida Tahiti despenca quase 30% em uma semana com maior oferta

Os preços da lima ácida tahiti despencaram nesta semana no mercado spot paulista, com uma queda de quase 30%. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a forte queda nos preços se deve ao aumento significativo da oferta, resultado da retomada da colheita por citricultores na segunda quinzena de abril. Muitas frutas amadureceram de forma concentrada devido ao clima chuvoso desde meados de março, o que também atrasou a colheita, aumentando a pressão de oferta neste mês.

De acordo com a média parcial desta semana (segunda a quinta-feira), a lima ácida tahiti está sendo vendida por R$ 17,36 por caixa de 27 kg, uma queda de 29,8% em relação à semana passada. Em alguns casos, o valor pago ao produtor pela caixa chegou a R$ 10,00. O aumento da oferta é atribuído às chuvas, que favoreceram o amadurecimento, mas dificultaram a colheita na maturação ideal, concentrando um grande volume de frutas prontas para serem colhidas agora.

Os pesquisadores do Cepea esperam que essa alta oferta continue nas próximas semanas e só deve diminuir a partir de junho. A intensa queda nos preços preocupa os produtores, que podem enfrentar desafios financeiros diante da abundância de frutas no mercado. A situação ressalta a importância de estratégias de manejo e planejamento para mitigar os impactos da volatilidade climática na produção e oferta de frutas cítricas.

 

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias