Publicado em: 11/04/2025 às 12:40hs
De acordo com levantamento da equipe Hortifrúti do Cepea, os preços da lima ácida tahiti apresentaram forte valorização nos primeiros três meses de 2025. A média do período foi de R$ 25,06 por caixa de 40,8 kg, representando um aumento de 55% em relação ao mesmo trimestre de 2024.
Este é o maior valor registrado para o primeiro trimestre desde 2019, quando a cotação, corrigida pelo IGP-DI de março de 2025, foi de R$ 29,95 por caixa.
A elevação nas cotações da fruta está associada principalmente à menor disponibilidade de frutas com bom padrão de qualidade e à demanda consistente da indústria de processamento.
Pesquisadores do Hortifrúti/Cepea apontam que, neste início de ano — período estratégico para o processamento da tahiti —, a procura industrial ajudou a sustentar os preços em patamar elevado.
Com a redução no ritmo de moagem da laranja, parte do parque industrial citrícola direcionou suas operações para o processamento da lima ácida tahiti. Essa movimentação das indústrias tem desempenhado um papel importante no escoamento de frutas fora do padrão, que são destinadas à moagem.
Segundo agentes consultados pelo Cepea, essa absorção por parte da indústria está diminuindo a oferta de frutas de menor qualidade no mercado in natura, o que contribui, também, para a firmeza nos preços da tahiti no segmento de mesa.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias