Publicado em: 22/10/2012 às 13:50hs
Segundo Aldo Vilar Trindade, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o CBF cresce na medida em que o valor econômico da atividade também evolui no país e no mundo. Trinta profissionais da Unidade vão participar do evento, promovendo lançamentos de produtos, divulgação de dezenas de trabalhos científicos e apresentações de temas estratégicos nas conferências e painéis. “Este ano a organização do evento buscou se cercar de sugestões de representantes de diferentes regiões. Nós pudemos colaborar com a inserção de temas contemporâneos e outros que são demandas ou problemas históricos e ainda de grande importância para a fruticultura”, afirma.
Atividades
No dia 23, a Unidade vai promover o lançamento da ‘BRS Platina’, cultivar de bananeira tipo Prata resistente à Sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá – duas das principais doenças da cultura. No dia 25, será a vez do pré-lançamento do livro “Cultura dos citros”, cujos editores técnicos são os pesquisadores Antonio da Silva Souza, Orlando Sampaio Passos e Walter dos Santos Soares Filho e os ex-pesquisadores Almir Pinto da Cunha Sobrinho e Antonia Fonseca.
Pesquisadores da Unidade vão apresentar as conferências “Fusariose em frutíferas” (Aristoteles Pires de Matos) e “Situação da Sigatoka-negra da bananeira no Brasil” (Zilton Cordeiro). Dos paineis “HLB de citros: estratégias de controle e avanços objetivos”, “Agricultura de baixa emissão de carbono” e “Estatística experimental na pesquisa em fruticultura” participam Juliana Astúa, Francisco Alisson Xavier e Carlos Ledo.
Durante o evento, a Unidade vai apresentar quatro variedades de laranja: ‘BRS Precoz’, ‘Majorca’, ‘Kawatta’ e ‘Olivelands’ – a primeira será lançada em 2013 e as demais serão recomendadas para o estado de São Paulo, também em 2013. As três primeiras cultivares têm em comum a maturação precoce (são colhidas entre maio e julho) e produtividade similar à ‘Hamlin’, variedade precoce de referência no mercado. O diferencial está no sabor e na cor, superiores à cultivar ‘Hamlin’. Além disso, em testes sensoriais, apresentaram qualidade superior tanto para produção de suco pasteurizado quanto de suco concentrado congelado. Ou seja, essas variedades são exatamente o que a indústria de suco procura. No caso da ‘Olivelands’, o que a diferencia é a alta produtividade.
O evento terá ainda a extensão de recomendação da bananeira ‘BRS Princesa’ (tipo Maçã) para o Rio Grande do Sul. Desenvolvida e avaliada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura e avaliada também pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – BA), a nova variedade produz frutos menores (preferência no mercado) é tolerante ao mal-do-Panamá e resistente à Sigatoka-amarela.
Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura
◄ Leia outras notícias