Fruticultura e Horticultura

Pesquisadora do Cepea é premiada por contribuições à citricultura

A realização de pesquisas econômicas ininterruptas sobre o mercado citrícola desde 1998 rendeu à doutora Margarete Boteon, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea), da Esalq/USP, o prêmio ?Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura? edição 2012, concedido pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas


Publicado em: 25/05/2012 às 14:10hs

Pesquisadora do Cepea é premiada por contribuições à citricultura

A entrega do prêmio será nesta segunda-feira, 28, na abertura da Semana da Citricultura, em Cordeirópolis (SP). Em 2007, o Cepea foi premiado pelo mesmo Centro de Citricultura na categoria “instituições e lideranças da citricultura brasileira”.

Margarete Boteon, filha de citricultores de Cordeirópolis, complementou sua formação em engenharia agronômica na Esalq/USP, cursando mestrado e doutorado em Economia Aplicada na mesma instituição. Convidada para trabalhar no Cepea, coordena neste centro as pesquisas sobre o mercado citrícola, cafeicultor e de 11 frutas e hortaliças.

No escopo da citricultura, sua equipe contata diariamente produtores, beneficiadores e representantes da indústria para apurar preços da fruta em todas as regiões relevantes em termos de produção e comercialização no estado de São Paulo. Anualmente, são também atualizados estudos detalhados sobre custos de produção com o objetivo de se acompanhar, com rigor científico, a evolução da sustentabilidade da citricultura paulista. A base desses trabalhos é a interação contínua com pessoas de todos os segmentos do setor, para trocas e discussões imparciais sobre os diversos temas que compõem o setor.

Com base no conjunto de informações apuradas continuamente, Margarete e sua equipe publicam preços diários no site do Cepea, análises semanais na Agência Estado, Bloomberg e Thomson Reuters – em português e inglês – e mensais na revista Hortifruti Brasil. Esta publicação foi uma iniciativa da própria pesquisadora que, em 2001, ao começar a desenvolver trabalhos nos setores de frutas e hortaliças, constatou a carência de veículos especializados para divulgar as pesquisas que sua equipe estavam gerando. Em maio deste ano, a revista Hortifruti Brasil completou 10 anos, sem nenhuma interrupção.

A dinâmica de pesquisas tem proporcionado ainda reforço à formação acadêmica e profissional de dezenas de estagiários que já integraram ou integram a equipe Hortifruti Cepea. Periodicamente, esses graduandos de Engenharia Agronômica, Ciências Econômicas e dos Alimentos orientados por Margarete submetem artigos para congressos científicos, além de serem convidados a participar de programas de estágio e trainee de importantes companhias.

PALESTRAS – Na quinta-feira, dia da economia na Semana de Citricultura, a pesquisadora Margarete Boteon fará duas apresentações no período da manhã. A primeira é intitulada “Desafios da gestão sustentável na citricultura paulista: enfoque custos” e a segunda, “Perspectivas da citricultura paulista, safra 2012-2013”. Às 16h00, a também pesquisadora do Cepea Sílvia Helena G. de Miranda, professora da Esalq/USP, profere palestra intitulada “Análise de cenários para controle do cancro cítrico no estado de São Paulo usando abordagem de custo-benefício”.

Outras informações sobre o mercado citrícola: www.cepea.esalq.usp.br/citros ou www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil/ ou (19) 3429-8836/8837 e cepea@esalq.usp.br.