Publicado em: 26/03/2013 às 13:20hs
No dia 26 de março se comemora o Dia do Cacau, fruta que serve de matéria prima para a fabricação do chocolate, uma iguaria que faz até viciados, os chocólatras. Tido por alguns como o vilão da dieta, mas a maioria é unânime ao afirmar que o chocolate faz bem a saúde, ajuda na manutenção do bom humor, requisito essencial para se enfrentar os problemas do dia a dia.
O famoso doce é obtido através da moagem das amêndoas secas do cacau, através de processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.
O termo "Cacau", já foi sinônimo de prosperidade no Brasil de aproximadamente 1808, quando a Família Imperial Portuguesa veio para o Brasil e começou sua exploração científica até aproximadamente 1930. Nessa data, quando apareceu uma praga chamada de "Vassoura de Bruxa", que descapitalizou à chamada “Indústria do Cacau”. Muitas pesquisas se fizeram para debelar a tal de "Vassoura", até que apresentaram resultados positivos e assim desenvolveu-se a indústria do chocolate no Brasil, com diversas plantações de cacau modificado através de enxertia.
Atualmente, enquanto o chocolate movimenta globalmente uma economia de 60 bilhões de dólares/ano, os produtores de cacau ficam apenas com 3,3% da renda gerada.
No Brasil, o cacau foi cultivado primeiramente na Amazônia, onde já existia naturalmente, depois passou para o Pará e finalmente à Bahia, onde melhor se adaptou.
O Estado da Bahia produz atualmente cerca de 95% do cacau do Brasil, país cuja produção corresponde a mais ou menos 5% da mundial, sendo a Costa do Marfim o maior produtor do planeta, com aproximadamente 40% do total.
Fonte: IFolha
◄ Leia outras notícias