Publicado em: 20/09/2013 às 13:00hs
As visitas de monitoramento serão realizadas entre os dias 23 e 27 de setembro, por funcionários da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro Anderson Pereira, durante o monitoramento será verificado problemas nos plantios do abacaxi e discutidas as técnicas de aplicação do programa de Produção Integrada de Frutas. “A produção integrada prevê menor aplicação de agrotóxicos e por consequência redução de custos, menor impacto ambiental e agregação de valor ao produto”, avaliou Pereira, acrescentando que o monitoramento está fortalecendo a produção tocantinense.
Durante as visitas de monitoramento, os técnicos da Seagro também farão convites aos produtores para participarem do 5º Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi. O evento, com o tema “Produção de Qualidade com Tecnologia e Sustentabilidade” é voltado para produtores, técnicos e estudantes das áreas agrárias. O Simpósio será realizado entre nos dias 23 e 24 de outubro no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), em Palmas.
Produção Integrada
O Programa de Produção Integrada de Frutas, desenvolvido pelo Mapa e a Embrapa, visa o estimulo à produção de forma sustentável com manejo de solo e planta em todo o País. No Tocantins, as ações do programa são realizadas em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária.
Dados
No Tocantins, segundo os dados do Instituto Brasileiro Geografia Estatística (IBGE), em 2012 foram colhidas 34.270 toneladas de abacaxi e um valor bruto de produção de R$ 34.918.976,00. Com uma produção de 54 milhões de abacaxis por ano, o Tocantins é pioneiro e modelo nacional no programa de Produção Integrada de Frutas na cultura. Atualmente são quase 90 propriedades participantes do PIF Abacaxi, distribuídas em 11 municípios, a maioria na região Central.
Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro TO
◄ Leia outras notícias