Publicado em: 29/10/2012 às 09:40hs
Utilizada primeiramente na produção de hortaliças e flores, a técnica da cobertura plástica, com o desenvolvimento de novos materiais, tem ampliado na última década o seu uso em fruticultura pelas possibilidades de manipulações microclimáticas. Ela permite, por exemplo, ampliar o período de produção ao longo do ano, produzir em novas regiões, reduzir ou eliminar o uso de agroquímicos e produzir um fruto com maior qualidade.
“Não existia nenhum livro no Brasil apresentando informações técnicas sobre a fruticultura em ambiente protegido no Brasil”, declarou o editor Geraldo Chavarria, durante o lançamento. A expectativa é que com a disponibilização da obra aconteça uma ampliação no uso da cobertura plástica como uma alternativa viável e sustentável, principalmente, para o cultivo de espécies frutíferas que apresentam produtos com alto valor agregado e que enfrentam restrições ambientais de cultivo.
Segundo Henrique Pessoa dos Santos, o cultivo protegido pode ser uma alternativa para os produtores interessados em sistemas de produção que proporcionem frutos de qualidade com menor risco ao consumidor, como a agricultura orgânica. “Ao usar o plástico, o produtor irá se deparar com um novo sistema de produção. Serão necessários adequações nos manejos fitotécnico e fitossanitário da planta”, alerta.
O livro apresenta resultados recentes de pesquisas com cultivo protegido de sete espécies frutíferas: bananeira, figueira, macieira, mamoeiro, morangueiro, pessegueiro e videira. Contou com a colaboração de 19 pesquisadores de 11 instituições no Brasil e exterior.
Título: Fruticultura em Ambiente Protegido
Como adquirir: na Livraria da Embrapa – www.embrapa.br/liv ou entre em contato pelo fone (61) 3448.4236 ou pelo e-mail: vendas@sct.embrapa.br
Valor: R$ 20,00
Editores técnicos:
Geraldo Chavarria – Professor Universidade de Passo Fundo (UPF)
Henrique Pessoa dos Santos – Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho
Estrutura: a obra apresenta sete capítulos, os quais citam informações técnico-científicas atualizadas e ilustradas para essas sete espécies frutíferas:
Fonte: Embrapa Uva e Vinho
◄ Leia outras notícias