Publicado em: 28/03/2012 às 15:50hs
A montagem de caixa utilizada no acondicionamento de banana só poderá ser feita com madeira de primeiro uso (ripas). Sendo assim, fica proibido o aproveitamento das caixas utilizadas no acondicionamento da fruta para quaisquer produtos vegetais. Também ficam proibidos o depósito e o armazenamento de caixas de madeira.
A exigência é uma das medidas de prevenção à Sigatoka Negra, doença fúngica altamente destrutiva que pode causar danos de até 100 % nos pomares da fruta. E as caixas e material utilizados no acondicionamento, embalagem e transporte de banana são meios eficientes de disseminação da praga.
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que o trabalho do Instituto consiste em fazer o monitoramento constante da área e fiscalizar a entrada de produtos nas barreiras de fiscalização fitossanitárias. “Além disso, para dar cumprimento a esta Portaria o IMA fará a fiscalização nos locais onde as caixas são montadas, nos depósitos e no armazenamento”, afirma.
Sigatoka Negra
A Sigatoka Negra é a mais séria e destrutiva doença da bananeira em todas as áreas produtoras do mundo. A doença começa nas folhas mais novas da planta e evolui para as mais velhas, provocando sintomas típicos como estrias marrons e manchas negras necróticas que reduzem os tecidos fotossintetizantes. Na ausência das folhas os frutos não crescem, ficam pequenos, desuniformes e com maturação precoce.
A praga é influenciada por fatores ambientais como vento, umidade e principalmente a chuva. As condições favoráveis são temperatura maior que 21ºC, umidade alta e período chuvoso prolongado. Depois de sua invasão gera aumento nos custos de produção, pois é preciso rigoroso controle químico.
Fonte: IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
◄ Leia outras notícias