Fruticultura e Horticultura

Governo de TO prepara Curso sobre Produção Integrada de Banana

O Governo de Tocantins, por meio da Seagro ? Secretaria da Agricultura da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário ? está finalizando os preparativos para o Curso Técnico sobre Boas Práticas Agrícolas na Produção Integrada de Banana


Publicado em: 15/08/2012 às 19:10hs

Governo de TO prepara Curso sobre Produção Integrada de Banana

A capacitação, voltada para técnicos da Seagro, Ruraltins e Adapec, ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no Auditório da Delegacia Regional de Ensino de Miracema, a 80 km de Palmas. O curso será realizado em parceria com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e SFA - Superintendência Federal da Agricultura.

Pesquisadores e engenheiros agrônomos da Seagro, SFA e Embrapa serão responsáveis pelo curso, que será encerrado com visita técnica ao projeto de Irrigação São João, no município de Porto Nacional. “O curso é necessário para a implantação do programa de Produção Integrada de Banana, assim como já acontece com o abacaxi”, pontua o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos.

O objetivo do programa PIF - Produção Integrada de Frutas é a produção com qualidade e de forma econômica, respeitando o ambiente, a saúde do consumidor e do produtor, através da minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta. O programa é do Governo Federal coordenado pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

 Caso de sucesso 

No Tocantins, o PIF de Abacaxi tem sido referência para o restante do País, sendo pioneiro e modelo de sucesso, com um aumento de 20% na produtividade. Em 2011, segundo dados do IBGE-Seagro, o Estado produziu 39.664 toneladas de abacaxis, em uma área de 1.963 hectares.

 Bananicultura 

Em 2010, foram produzidas 25.141 contra 28.492 toneladas de banana em 2011, registrando um aumento de 13,3%. A área colhida também aumentou 6,3%, de 3.558 hectares em 2010 para 3.781 hectares em 2011. Os dados são do IBGE e Seagro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro/TO

◄ Leia outras notícias