Publicado em: 02/05/2012 às 10:10hs
Um dos principais problemas é a lenta e desuniforme germinação da espécie. Em geral, as sementes levam cerca de 400 dias para se obter proporção de germinação de 60 a 70%.
Para superar esse obstáculo, pesquisa conduzida pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA) propõe um método prático, simples e de baixo custo para promover a germinação rápida e com maior uniformidade das plântulas. Este é o tema do Prosa Rural desta semana que tem a participação da pesquisadora Walnice Nascimento.
Segundo Walnice, após a remoção da polpa, os caroços devem ser lavados em água corrente e colocados para secar. A secagem pode ser feita diretamente ao sol, durante 2 dias, e deve-se dar preferência ao período do dia, das 8h às 16h, intervalo de maior intensidade solar. O próximo passo, é armazenar as sementes durante 120 dias.
Para o armazenamento, deve-se utilizar embalagens à prova de vapor d´água. “Essas embalagens devem impedir que as sementes absorvam a umidade do ar. Para isso, podem ser utilizados latas, vidros, garrafas pets ou mesmo sacos plásticos, desde que tenham espessuras bem grossas para evitar que as sementes absorvam a umidade do ar durante o período de armazenamento”, destaca a pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental.
Após o armazenamento de 120 dias (quatro meses em média), as sementes devem ser distribuídas em sementeiras. Depois de 30 a 40 dias após a semeadura, cerca de 80% das sementes já germinaram. Esse tratamento antecipa o processo de germinação que normalmente leve cerca de 400 dias. Durante o Prosa Rural desta semana, Walnice explica também os procedimentos necessários para se produzirem as mudas de taperebá.
“Com um ano após o início do processo, já podemos obter mudas enxertadas e prontas para serem colocadas no campo. A produção de frutos, se inicia cerca de 2 a 3 anos após o plantio no campo. Sem a utilização do processo de secagem das sementes, é necessário mais de um ano apenas para a germinação das sementes”, esclarece.
Saiba mais sobre este assunto, ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Fonte: Embrapa Amazônia Oriental
◄ Leia outras notícias