Fruticultura e Horticultura

Frutas do Brasil para o mundo

Projeto Brazilian Fruit promoveu em 2012 ações em diversos países e contribuiu para o aumento das exportações do setor


Publicado em: 20/12/2012 às 17:20hs

Frutas do Brasil para o mundo

Criado em 1998, o Brazilian Fruit é um programa desenvolvido pelo Ibraf – Instituto Brasileiro de Frutas em parceria com a Apex-Brasil – Agencia Brasileira de Exportação e Investimentos, para promover e divulgar no exterior a qualidade, diversidade e  sustentabilidade da produção brasileira de frutas e posicionar o Brasil como grande supridor mundial de frutas frescas e processadas.

Em 2012 o projeto atingiu as cinco regiões do Brasil por meio de seminários e workshops que apresentaram as ações do Brazilian Fruit às empresas e associações locais. Além disso, levou compradores e jornalistas internacionais para realizar visitas nas regiões produtoras e rodadas de negócios com as empresas exportadoras no Brasil. Foram realizadas cerca de 240 reuniões que geraram mais de R$ 15 milhões de negócios concretizados e perspectiva de R$ 18 milhões em negócios futuros.

As ações no exterior também geraram bons frutos. Durante o ano de 2012, o projeto Brazilian Fruit participou de diversas feiras internacionais importantes para a promoção das frutas e seus derivados como: Fruit Attraction (Espanha), Fruit Logística (Alemanha) e Gulfood (Emirados Árabes). A participação nestes eventos possibilitou aos empresários realizar mais de 3.000 contatos que geraram um volume de negócios em torno de US$ 13,6 milhões com prospecção de US$ 23,5 milhões em futuras parcerias.

As frutas brasileiras também foram promovidas por meio de degustação em supermercados e eventos com a participação do consumidor final e formadores de opinião. Dentre as ações destacam-se: o Brazilian Fruit Festival realizado na importante rede de supermercados da Alemanha, a Rewe; o Festival de Criatividade de Cannes, na França, onde mais 2.000 pessoas circularam no Lounge da Film Brazil e degustaram frutas e derivados, gerando publicações em veículos de comunicação que renderam mais de US$ 300 mil em mídia espontânea; e as ações específicas dos setores Papaya, Melão, Limão e o de Sucos e Polpas que apresentaram seus produtos ao público consumidor.

Diversos veículos de comunicação, nacionais e internacionais, entre blogs, sites, rádios, jornais, revistas e canais de televisão noticiaram as ações do projeto Brazilian Fruit. Para monitorar o retorno obtido com esta ação, as matérias publicadas foram compiladas e analisadas e o projeto recebeu mais de 800 seguidores no Twitter e mais 80 no Facebook tornando o setor de frutas e derivados mais presente na vida das pessoas.

O projeto dispõe também de dois sites específicos onde é possível encontrar informações de variedades de frutas e seus respectivos valores nutricionais. Além disso, a Central de Serviços do Ibraf auxilia o internauta com artigos de imprensa sobre frutas, legislações, dados de agronegócios, estatísticas, entre outros.

Números de exportação

Até novembro, as exportações de frutas frescas foram de 611 mil toneladas, um leve crescimento de 2% comparado ao mesmo período do ano anterior. As principais frutas exportadas foram: melão, manga, banana, maçã e uva. No segmento de frutas processadas o setor gerou um US$ 2,5 bilhões, que representa uma redução de 2% equivalente ao anterior, causada principalmente pela retração do suco de laranja.

Fonte: IBRAF ? Instituto Brasileiro de Frutas

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