Fruticultura e Horticultura

Frutas cítricas estão mais saborosas na região

Estiagem prolongada aumenta a quantidade de açúcar nas laranjas e bergamotas colhidas


Publicado em: 11/06/2012 às 12:50hs

Frutas cítricas estão mais saborosas na região

Na atual safra, os produtores já negociaram mais de 2 mil pacotes e as projeções são otimistas. “A fruticultura representa uma ótima opção de renda e tem a vantagem de ser perene. Precisamos apenas manter o pomar limpo, fazer a adubação e controlar as invasoras.”

Hoje, aproximadamente 35 famílias estão envolvidas na produção comercial de citros em Santa Cruz. Conforme dados da Emater/RS-Ascar, são 90 hectares em produção, além dos 10 hectares implantados em 2011. Os pomares têm variedades de laranjas, bergamotas e uma pequena porcentagem de limões.

O técnico em agropecuária Vilson Pitton explica que a estiagem interferiu positivamente no sabor das frutas, que estão mais doces este ano. Em alguns pomares, a menor incidência de chuvas prejudicou apenas o tamanho dos citros. “Os problemas são pontuais, mas as frutas têm excelente aparência e qualidade.” O manejo adequado no desenvolvimento da safra também é apontado como fundamental. “Durante o verão, a maioria dos agricultores realiza o tratamento dos pomares com fungicidas específicos para prevenir doenças comuns, como a pinta preta.”

Mito ou fato?

Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Vilson Pitton, não há relação entre o sabor das frutas cítricas e as incidências de geada. É comum ouvir que as bergamotas e laranjas ficam mais doces após o início das geadas, mas nenhum estudo científico confirma essa tendência. “Se isso fosse verdade, as variedades de verão não seriam doces”, explica Pitton. Por outro lado, reforça que o frio interfere na coloração das frutas, que ficam com a pigmentação amarela mais evidente.

Fonte: Gazeta do Sul

◄ Leia outras notícias