Fruticultura e Horticultura

Festa do Pêssego de Porto Alegre é aberta oficialmente

A abertura da colheita do pêssego foi realizada, oficialmente, nesta terça-feira (06/11), em Porto Alegre


Publicado em: 07/11/2012 às 19:00hs

Festa do Pêssego de Porto Alegre é aberta oficialmente

O evento foi realizado na propriedade dos irmãos Juarez e Gilson Antonello, no bairro Campo Novo. A colheita dá inicio à 28ª edição da Festa do Pêssego de Porto Alegre e à 21ª Festa Estadual do Pêssego, que acontecem nos finais de semana de novembro (dias 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25), além do feriado da Proclamação da República, no dia 15.

A expectativa é que sejam colhidas, nesta safra, 1600 toneladas da fruta. Cerca de 50 mil visitantes devem passar pela Festa, que acontece no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson (Rua João Salomoni 1340, bairro Vila Nova) e também no Largo Glênio Peres, no centro da Capital.

De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, existem no Estado cerca de 1,5 mil produtores de pêssego de indústria e 2,8 mil de pêssego de mesa. “As quantidades têm se mantido estáveis e hoje o setor tem discutido as dificuldades decorrentes da concorrência com o produto importado, principalmente da Argentina”, analisa. Gervásio salientou, ainda, que em Porto Alegre há uma vantagem, pois é possível antecipar a colheita em relação a outras regiões, devido às características de clima: “A partir da metade de outubro já é possível colocar o produto no mercado, principalmente o pêssego de mesa”.

Na cerimônia de início da safra, o produtor anfitrião destacou que a colheita significa o resultado de um ano inteiro de muito trabalho e proporciona a aproximação entre produtor e consumidor. “Muitos duvidam que Porto Alegre ainda tem área rural e produção de pêssego. Nós estamos aqui para mostrar que é possível organizar uma festa cujo objetivo é justamente a valorização desta fruta”, comemorou.

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Mauro Zacher, afirmou que o momento é de “reafirmar os compromissos e alimentar esperanças de construir uma cidade que preserve as tradições, que seja sustentável e conserve sua zona rural”.

Participaram também da cerimônia o secretário municipal da Indústria e Comércio, Omar Ferri Júnior; o presidente da Centrais de Abastecimento do RS (Ceasa), Paulino Olivo Donatti; o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, além de outras autoridades e produtores.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias