Fruticultura e Horticultura

Expectativa de Safra de Pêssego Sinaliza Melhora em Relação ao Ano Anterior

Condições climáticas favoráveis e controle de pragas impulsionam a recuperação das lavouras


Publicado em: 14/10/2024 às 19:00hs

Expectativa de Safra de Pêssego Sinaliza Melhora em Relação ao Ano Anterior

O Informativo Conjuntural, divulgado na última quinta-feira (10) pela Emater/RS-Ascar, revela que os pomares de pêssego na região administrativa de Pelotas estão apresentando condições sanitárias satisfatórias, resultado de dias secos e boa insolação. Esses fatores têm sido determinantes na recuperação das lavouras, que sofreram com os danos provocados por um inverno rigoroso e chuvas intensas durante a fase de floração. As fortes precipitações dificultaram os tratamentos fitossanitários preventivos e provocaram a lixiviação de produtos aplicados, comprometendo o desenvolvimento das plantas.

Atualmente, os pomares estão na fase de desenvolvimento dos frutos. Dados do Sistema de Alerta da Mosca-das-frutas, coletados em unidades de observação em Pelotas, Morro Redondo e Canguçu, indicam uma baixa presença dessa praga, com controle considerado estável. Em algumas áreas, foram observadas quedas de frutos, possivelmente relacionadas à fitotoxidez de herbicidas, embora ainda não exista uma conclusão definitiva sobre essa questão.

Apesar dos desafios climáticos enfrentados ao longo do ano, que incluíram excesso de chuvas, alta umidade relativa do ar e geadas em determinados pomares, as expectativas para esta safra são positivas, com projeções de superação em relação à safra anterior, considerada ruim. Nesta semana, ocorrerá a primeira reunião de negociação de preços entre produtores e indústrias da região, onde as perspectivas de produção serão discutidas.

Na região administrativa de Passo Fundo, as cultivares mais precoces encontram-se na fase de formação do caroço e raleio. A produção deve registrar uma queda entre 15% e 30% em relação ao que havia sido inicialmente previsto, devido às geadas ocorridas em agosto, e alguns produtores já acionaram o seguro agrícola. As cultivares BRS Kampai, PS-2 e Eragil estão na fase de formação de frutos, com o segundo raleio já finalizado. Até o momento, a cultura apresenta bom potencial produtivo e está isenta de pragas e doenças significativas, com os tratamentos fitossanitários preventivos em andamento para garantir a sanidade dos pomares.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias