Publicado em: 22/08/2012 às 09:30hs
A Epagri de Videira e a Empresa Equipesca organizaram, no dia 16 de agosto, uma excursão técnica com produtores de frutas de caroço, para o município de São Joaquim, na Serra Catarinense. Participaram 19 fruticultores dos municípios de Videira e Fraiburgo, 3 técnicos da Epagri e um técnico da Empresa Equipesca.
Pela manhã, foram visitados produtores de maçã do município de São Joaquim, para que o grupo conhecesse as diferentes tecnologias de cobertura dos pomares, com tela antigranizo. À tarde foram visitadas as cooperativas Cooperserra e Sanjo, onde foram conhecidas as instalações de beneficiamento e industrialização de maçã e uva.
O evento contou com a parceria da Empresa Equipesca, que elaborou a programação das visitas às propriedades e efetuou os contatos com os produtores visitados. “Esta excursão possibilitou a conscientização dos produtores sobre a importância de se cobrir os pomares com tela antigranizo, evitando assim as perdas de safra ocasionadas pelos frequentes granizos, que ocorrem na região da Serra e do Vale do Rio do Peixe”, afirmou o engenheiro agrônomo da Equipesca, Geraldo Oliveira de Souza.
O organizador do evento Sérgio Neres da Veiga, agrônomo da Epagri de Videira, o destaque foi para as visitas às cooperativas onde foram conhecidas as vantagens de se trabalhar de forma organizada e as tecnologias de pós-colheita utilizadas, áreas ainda deficitárias na região de Videira. As visitas na parte da tarde foram organizadas, e acompanhadas, pelo agrônomo Marlon Francisco Couto, da Epagri de São Joaquim.
Fonte: EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
◄ Leia outras notícias