Fruticultura e Horticultura

ESALQ realiza visita técnica sobre cultivo de banana

A bananeira é cultivada em todos os estados brasileiros, desde o litoral até a região dos planaltos do interior


Publicado em: 14/03/2012 às 08:30hs

ESALQ realiza visita técnica sobre cultivo de banana

Embora as condições climáticas do Planalto Paulista não sejam as ideais para cultivo da fruta, pela possibilidade da ocorrência de geadas, ao longo dos anos a sua exploração econômica na região tem mostrado potencial.

Com coordenação dos professores João Alexio Scarpare Filho e Simone Rodrigues da Silva, do Departamento de Produção Vegetal (LPV), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), ocorrerá uma visita técnica na fazenda Diamantina, na região de Tietê/SP. A atividade, que acontecerá no dia 31 de março, das 07h30 às 14h, apresentará, na prática, as principais técnicas culturais adotadas pelo produtor para obtenção de frutos de qualidade e boa produção que garantam a comercialização.

O objetivo do evento é fornecer informações práticas aos participantes no que se refere ao sistema de implantação e condução da bananeira, demonstradas por um produtor que trabalha e se dedica à produção da espécie. Produtores rurais e profissionais do setor interessados podem se inscrever até o dia 23 de março, na Casa do Produtor Rural (CPRural), na avenida Pádua Dias, 11, bairro São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, e das 14h às 18h. Informações pelo telefone (19) 3429-4178 ou cprural@usp.br .

A realização é da CPRural, com apoio da Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária, Departamento de Produção Vegetal (LPV), Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (FEALQ), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA), Coordenadoria de Assitência Técnica Integral (CATI), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (GEAGESP/CEASA de Piracicaba).

Programação

07h30 Confirmação da presença e entrega do material
08h00 Saída para Tietê (em frente ao Prédio Central da Escola)
08h40 Café da Manhã
09h15 1º Módulo: Plantio e condução da bananeira
10h00 2º Módulo: Técnicas culturais
10h45 3º Módulo: Tratamentos fitossanitários
11h30 4º Módulo: Colheita e pós-colheita
12h00 Encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ

◄ Leia outras notícias