Fruticultura e Horticultura

Epagri de Canoinhas/SC capacita produtores na cultura da uva

A Epagri de Canoinhas/SC concluiu nesta terça-feira (6), a capacitação de produtores de uva do município e região


Publicado em: 08/11/2012 às 09:40hs

Epagri de Canoinhas/SC capacita produtores na cultura da uva

O treinamento foi dividido em dois módulos, sendo o primeiro mais amplo e geral, mas com enfoque nas atividades de inverno para os parreirais. No segundo foram abordados aspectos de manejo, condução e tratos praticados no verão.

Segundo explica o engenheiro agrônomo, Gilberto Neppel, que é responsável regional pelo projeto de fruticultura da empresa, a metodologia do aprender a fazer fazendo, que é o método utilizado nas capacitações da empresa foi cumprida, pois num primeiro momento os produtores puderam ir ao parreiral e fazer as práticas nas plantas em dormência ao passo que no verão puderam praticar tratos nas plantas já brotadas e com atividade fotossintética, num segundo módulo.

A fruticultura no Planalto Norte, vem ganhando espaço nos últimos anos, entre as frutas que ganharam destaque e a preferência dos nossos agricultores a uva é uma das preferidas, tanto pela cultura dos imigrantes europeus como pela oportunidade que a fruta oferece no mercado. Enquanto produtores das regiões tradicionais produzem frutas para mercado in’natura, sucos e vinhos, competindo num mercado disputado, na nossa região, isso ainda não está ocorrendo, pois temos produtores que nem precisam tirar a sua produção da propriedade já que muitos consumidores vão às propriedades para adquirirem as uvas diretamente dos produtores, cita Neppel e complementa: “temos produtores que praticam o colha/pague, que é a modalidade onde o consumidor vai ao parreiral e com um balaio ele mesmo colhe os frutos que mais lhe apetecem”

Para esta capacitação, foram convidados os pesquisadores Edegar Luiz Peruzzo, da Estação Experimental da Epagri de Videira e Hildebrando Nora, da Estação de Caçador. Peruzzo além de pesquisador da Epagri é também produtor de frutas e acumula muita experiência na atividade, já Nora pela sua especialização na área da entomologia, colaborou mostrando as formas de convivência e controle da “Pérola da Terra”, que é a praga que mais preocupa os produtores.

Mais informações com Gilberto Neppel, pelo e-mail gilbertoneppel@epagri.sc.gov.br.

Fonte: Epagri Canoinhas/SC

◄ Leia outras notícias