Fruticultura e Horticultura

Empresa de fruticultura visita Seagro para conhecer as potencialidades de Tocantins

O empresário foi recebido pelo secretário executivo, Ruiter Padua, e pelo diretor de Irrigação e Drenagem, Diego Cavalcante Fernandes


Publicado em: 07/03/2012 às 12:00hs

Empresa de fruticultura visita Seagro para conhecer as potencialidades de Tocantins

Com intuito de conhecer as potencialidades do Tocantins para investimentos futuros em fruticultura, o produtor e diretor presidente da Brasnica Frutas Tropicais, com sede em Minas Gerais e filial em São Paulo, Yuji Yamada, visitou a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário na tarde desta segunda-feira (5). O empresário foi recebido pelo secretário executivo, Ruiter Padua, e pelo diretor de Irrigação e Drenagem, Diego Cavalcante Fernandes.

As potencialidades logísticas do Estado foram apresentadas pelo secretário Executivo, que destacou a malha rodoviária estadual e federal, as ferrovias Norte - Sul e Leste – Oeste e aeroportos de grande e médio porte nas principais regiões. “Temos ainda o potencial hidrelétrico, pois a hidrovia Tocantins não é um sonho, mas uma realidade bem próxima. Destaque para o ecoporto de Praia Norte, o primeiro porto fluvial do sistema hidroviário a ligar os estados do Tocantins ao Rio Amazonas e ao Atlântico”, pontuou Padua.

O diretor de Irrigação e Drenagem apresentou o projeto de irrigação Manuel Alves. Segundo Fernandes atualmente menos de 60% dos lotes estão produzindo, mas até maio, novos lotes serão colocados em licitação e a previsão é que até 2015 a ocupação seja de 100%. “Os lotes empresariais serão colocados em licitação na modalidade venda e financiados em até 15 anos, com preços atrativos. Fica o nosso convite ao diretor da Brasnica para que seja nosso parceiro neste projeto, pois são estes lotes que impulsionam os pequenos produtores, principalmente com relação à comercialização”, frisou.

Ao final Yuji Yamada disse que é de interesse da empresa em adquirir novas áreas para produção e que irá estudar as possibilidades. “Uma propriedade é como uma empresa, onde o produtor tem que ter conhecimento do que produzir, preparar o solo, plantar, armazenar e comercializar, enfim, saber administrar para colher bons lucros e aumentar a produção”. Nesta terça-feira, 06, Yamada irá conhecer a região de Dianópolis acompanhado de técnicos da Diretoria de Irrigação da Seagro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro

◄ Leia outras notícias