Fruticultura e Horticultura

Embrapa promove Dia de Campo sobre cultivares e clones de macieira

Evento acontece na próxima terça-feira, dia 7, na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado (EFCT), em Vacaria


Publicado em: 06/02/2012 às 11:20hs

Embrapa promove Dia de Campo sobre cultivares e clones de macieira

A Embrapa Uva e Vinho promove, na próxima terça-feira, dia 7, na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado (EFCT), em Vacaria, Dia de Campo sobre cultivares e clones de macieira para produção convencional e orgânica. O evento é dirigido a produtores, estudantes, técnicos e engenheiros agrônomos que dão assistência a empresas produtoras de maçã. As inscrições, que podem ser feitas no dia, são gratuitas.

O Dia de Campo tem como proposta apresentar o andamento de dois trabalhos de pesquisa, por meio dos quais está sendo comparado o comportamento de diversos clones e cultivares de macieira, objetivando identificar quais se adaptam melhor à região. Os estudos buscam, fundamentalmente, avaliar cultivares e clones que apresentem potencial para serem incorporados aos sistemas de produção convencional e orgânico.

O experimento de avaliação de cultivares e clones para produção por sistema convencional foi implantado em 2005, atendendo a uma demanda da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), a qual participou da escolha dos materiais a serem avaliados, que contemplou seis clones de Gala e quatro de Fuji e as cultivares Daiane e Pink Lady. Para viabilizar um comparativo rigoroso, as cultivares e clones, submetidos aos mesmos tratamentos, foram plantados na mesma área e época, assinala o pesquisador Sílvio Alves, da EFCT. Já o experimento de avaliação de macieiras para a produção orgânica foi instalado em 2008, com o objetivo, segundo o pesquisador Paulo Ricardo Oliveira, de identificar alternativas tanto do ponto de vista da diversidade genética como para o cultivo orgânico.

O pesquisador João Caetano Fioravanço anota que o Dia de campo será uma oportunidade para participar de uma atividade de avaliação da produção e qualidade dos frutos obtidos nesta safra. Alves, Oliveira e Fioravanço, além do supervisor da EFCT, pesquisador Gilmar Nachtigall, é que conduzirão as atividades no Dia de campo.

Programação:
8h30 – Recepção;
9h – Abertura;
9h30 – Avaliação de cultivares e clones para produção convencional;
10h30 – Avaliação de cultivares para produção orgânica;
11h30 – Informações adicionais;
12h15 – Encerramento.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

◄ Leia outras notícias