Fruticultura e Horticultura

Embrapa lança livro sobre extrativismo da mangaba

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lança no dia 8 de fevereiro, em Aracaju, o livro ?A Mangabeira As Catadoras O Extrativismo?


Publicado em: 27/01/2012 às 19:20hs

Embrapa lança livro sobre extrativismo da mangaba

Editada pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), com patrocínio do CNPq, a obra traz a visão de diversos pesquisadores sobre aspectos da realidade em torno da fruta e das comunidades que garantem o sustento a partir da sua extração.

Estão reunidos no livro reflexões e resultados de oito anos de estudos junto às comunidades de catadoras e apanhadoras do Nordeste – especialmente de Sergipe, do Norte (Pará e Tocantins) e Sudeste (Minas Gerais).

Os editores técnicos são os pesquisadores Dalva Maria da Mota, da Embrapa Amazônia Oriental, Josué Francisco da Silva Junior, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, e Heribert Shmitz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), além da analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Raquel Fernandes de Araújo Rodrigues. O prefácio é da cientista social Edna Ramos de Castro, professora da UFPA.

A publicação demonstra a compreensão, por estudiosos de diversas formações, da dinâmica de transformação e conflitos inerentes ao acesso, ao uso e à conservação da mangabeira enquanto recurso natural e traço marcante da história, simbologia e identidade na cultura de Sergipe e outras regiões de ocorrência da fruta. Os pesquisadores traçam um histórico completo sobre a mangabeira desde o período do Descobrimento, abordando também a situação dos seus recursos genéticos no Brasil.

O livro relata, ainda, o surgimento e a evolução dos processos de mobilização das catadoras de mangaba em defesa do seu modo de viver e dos seus direitos enquanto população tradicional extrativista.

O lançamento do livro “A Mangabeira As Catadoras O Extrativismo” acontece no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), na avenida Beira Mar, 3250, bairro Jardins, às 10 horas. Estarão presentes pesquisadores e chefes da Embrapa e instituições parceiras, além de representantes do Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM).

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias