Publicado em: 10/07/2012 às 13:10hs
Os eventos têm como objetivos atualizar e discutir conhecimentos sobre os avanços tecnológicos e discutir soluções para vencer os gargalos existentes no setor produtivo, para o desenvolvimento sustentável das culturas, dentro dos temas dos eventos, bem como apresentar os resultados recentes de pesquisa, na forma de resumos científicos que são submetidos por profissionais, pesquisadores, professores e estudantes da área.
Estes eventos serão dirigidos a produtores, técnicos, empresários, comerciantes e estudantes, estando previsto um público de aproximadamente 300 participantes. Seu conteúdo contará com palestras e painéis, além de debater o cenário atual e as tendências de mercado de morangos.
Mais informações no site do evento.
Programação
A programação deste ano contará com a participação de palestrantes da Itália, do Chile, do Uruguai, e da Argentina, além de brasileiros. Uma das palestras abordará o mercado de frutas na Europa, especialmente relacionado a produção e tendências em relação ao morango e pequenas frutas. Outra palestra será voltada ao sistema de produção de morango no Chile, com foco na nutrição de plantas, por técnico da empresa Agricola Llahuen, do Chile.
Recentemente, surgiu uma nova praga na cultura do morangueiro, que segundo informações ainda não ocorre no Sul do Brasil, mas já existe em outras regiões. A professora Maria Aparecida Zawadneak, da UFPR, irá apresentar palestra sobre esta nova praga. Será realizado um painel, no qual serão expostas duas experiências com a produção de morangos: uma visão empresarial e de produção convencional, e outra experiência com produção agroecológica do morangueiro. Ainda sobre morango serão apresentadas novas variedades europeias que estão sendo introduzidas no Brasil pela Empresa PLANASA.
Em relação aos pequenos frutos, haverá uma apresentação sobre a indústria destas frutas no Chile, pelo professor da Universidade de Talca, Chile, e ainda uma palestra sobre manejo de pragas em pequenas frutas e frutas nativas, que será apresentada por uma pesquisadora que vem atuando na Embrapa Clima Temperado com financiamento da CAPES, como a abordagem dos principais avanços no manejo de pragas em pequenas frutas e identificação de pragas em frutas nativas, bem comoalternativas de controle.
Com relação ao aproveitamento de frutas nativas, uma pesquisadora do Instituto Nacional de Investigaciones Cientificas (INIA) - Chile, mostrará a experiência deste país no que se refere a inserção de uma nova fruta no sistema de produção de frutas. No caso, será mostrado como foi feito para introduzir uma fruta nativa, a murtilla, e o sucesso desta iniciativa. Também, será apresentada a visão empresarial de exploração de fruta nativas do Cerrado brasileiro, aonde o proprietário da empresa Frutos do Brasil irá mostrar como foi o processo desde a fundação até atingir o mercado com produtos diferenciados de alto valor agregado.
Também haverá a colaboração de produtor local, que irá expor as experiências até o momento e as principais dificuldades para trabalhar com frutas nativas. Como o evento é técnico-científico, há também a apresentação de trabalhos. Nesta edição dos eventos, serão selecionados os 6 melhores trabalhos sobre morango, 3 sobre pequenas frutas e 3 sobre frutas nativas para apresentação oral dos trabalhos. Esta iniciativa visa estimular principalmente os estudantes.
O encerramento do segundo dia de palestras será com um debate entre pesquisadores da Embrapa, INIA Uruguay e INTA Argentina sobre pesquisa em pequenas frutas e frutas nativas, visando estabelecer rumos a serem seguidos no que se refere a pesquisa com estas frutas.
No terceiro dia do evento será realizado um dia de campo, parte nas dependências da Embrapa Clima Temperado, e parte em propriedades produtoras aqui no município.
Fonte: Embrapa Clima Temperado
◄ Leia outras notícias