Fruticultura e Horticultura

Embrapa articula ações para cadeia produtiva do pêssego

O encontro teve como intenção agradecer o apoio à cadeia produtiva na negociação das cotas de importação do pêssego da Argentina


Publicado em: 25/06/2012 às 08:10hs

Embrapa articula ações para cadeia produtiva do pêssego

Representantes das indústrias de conservas de pêssego e dos produtores de pêssego da região de Pelotas, o deputado federal Fernando Marroni e o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, reuniram-se com os ministros do Desenvolvimento Agrário-MDA, Pepe Vargas e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, Mendes Ribeiro Filho. O encontro teve como intenção agradecer o apoio à cadeia produtiva na negociação das cotas de importação do pêssego da Argentina.

Na oportunidade, o setor reinvindicou a inclusão do pêssego na política de preços mínimos do MAPA. Ao ministro Pepe Vargas, o chefe-geral entregou a proposta do projeto para a ampliação e fortalecimento do Sistema de Alerta para Moscas-das-Frutas.

Sistema de Alerta

É um programa de parceria realizado entre a pesquisa, a extensão rural e o ensino para ajudar os agricultores a monitorar e controlar a presença de moscas-das-frutas nos pomares de pessegueiros na região Sul do país, maior produtora de pêssegos do país.

A moscas-das-frutas é uma das principais pragas que acometem os pomares, a qual compromete com a qualidade do fruto. Devido a retirada de inseticidas do mercado, o controle ficou restrito. Desta forma, a Embrapa Clima Temperado, uma das parceiras nesta ação, lançou um projeto de pesquisa e desenvolvimento denominado Sistema de Alerta das Moscas-das-Frutas, o qual indica mudanças de hábitos na propriedade como o monitoramento semanal pelo agricultor nos pomares, ao verificar as armadilhas que são instaladas em locais estratégicos, usando-se um atrativo alimentar, capaz de capturar moscas. Com este tipo de manejo, limita-se o uso de químicos. Assim, trabalha-se com mais segurança alimentar aos consumidores e maior cuidado à saúde do agricultor. 

Ação prevista

Segundo o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Dori Nava, o Sistema de Alerta terá continuidade de suas ações para a próxima safra 2012/2013. “Projetamos a coleta de dados já durante o inverno, assim os agricultores receberão as informações antecipadas, fazendo com que a população da mosca seja mantida dentro do nível aceitável”, adiantou. O pesquisador defende que o monitoramento é a base para o controle das moscas-das-frutas.

A safra de pêssego 2011/2012 foi de resultados satisfatórios em produtividade. Em especial, à análise de resíduos nos enlatados, os dados comprovam 100% de segurança nos parâmetros de aceitabilidade do pêssego.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias