Publicado em: 25/10/2012 às 09:30hs
Agricultores familiares, estudantes e técnicos extensionistas participam, nesta quinta-feira (25), de um seminário sobre “Frutas Tropicais”, promovido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), através do Escritório Local de Camamu. O evento será realizado às 8h, no Clube Nipônico Colonial de Ituburá, Território de Cidadania Baixo Sul, na Bahia.
O Seminário tem como objetivo divulgar as novas tecnologias de produção e técnicas de manejo das frutas tropicais e exóticas. A engenheira agrônoma e chefe de Escritório Local da EBDA, Ana Cristina Santos, comenta que o seminário visa contribuir para o fortalecimento da produção de frutas local. “Vamos capacitar os produtores para trabalharem com qualidade, sustentabilidade e geração de renda a partir da produção de frutas”, disse a técnica.
Temas, como Tecnologias de produção de mangostão (mangostin), rambutão, graviola e cupuaçu, são os eixos norteadores do seminário. Técnicas para o controle biológico, polinização artificial, beneficiamento do fruto, plantio, adubação e colheitas são outros assuntos a serem apresentados no evento.
O técnico responsável pela fruticultura na região do Baixo Sul, Sândalo Barreto, ressalta que os temas escolhidos são fundamentais para o desenvolvimento da fruticultura na região. “Vamos abordar a situação atual dessas culturas, trazendo o que há de novo, a nível de informações técnicas e também de mercado”, ressalta Sândalo.
Participa também do evento o pesquisador da Estação Experimental de Fruticultura e Mandioca da EBDA, José Vieira Uzêda, que traz em sua apresentação tecnologias para a produção do rambutão. “O seminário será um momento ímpar para a agricultura familiar do Baixo Sul. Vamos apresentar as fruteiras nativas e exóticas, falar sobre adaptabilidade, potencial econômico e as perspectivas de cultivo na Bahia. Certamente será um encontro muito proveitoso”, assegura Uzêda.
Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária
◄ Leia outras notícias