Fruticultura e Horticultura

Dia de Campo reúne produtores de cacau em Linhares

Cerca de 100 participantes estiveram presentes no encontro realizado pela Associação dos Cacauicultores de Linhares


Publicado em: 23/03/2012 às 08:50hs

Dia de Campo reúne produtores de cacau em Linhares

Nesta quinta-feira (22), a Associação dos Cacauicultores de Linhares e o Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica (Ipema) realizaram um Dia de Campo, nas Fazendas Cantinho Radiante e Três Lagoas, para os produtores de cacau da região, com o objetivo de orientá-los sobre a importância do manejo adequado da lavoura e o preparo de mudas. Cerca de 120 produtores participaram do evento.

O biólogo Giovanni Ribeiro Loiola apresentou um estudo sobre a Mata Aluvião, realizado pelo Ipema. Em seguida, o gerente regional da Ceplac, Paulo Roberto Siqueira, mostrou a situação atual da atividade, afetada fortemente pela doença da vassoura-de-bruxa, e as perspectivas futuras com novas leis, novo produto contra a doença e um projeto para indenizar os produtores para erradicar as plantas infectadas.

O agrônomo Wigold Bertoldo Schaffer, especialista em legislação ambiental e com passagem pela equipe do Ministério da Agricultura, abordou sobre a adequação ambiental de propriedades rurais. A quarta palestra foi do diretor técnico da Acal, Francisco de Paula Durão Costa, que explicou a importância do produtor realizar corretamente o preparo de mudas enxertadas no viveiro e a poda de formação das plantas. Os participantes também puderam conhecer na prática as técnicas adotadas na Fazenda Três Lagoas, que está implantando um grande projeto de cacau.

Para o presidente da Acal, Maurício Buffon, o encontro serviu para capacitar produtores sobre técnicas necessárias para o sucesso na lavoura. “Estamos enfrentando uma queda na produção e isso vai ocasionar dificuldades para o produtor. Somente em 2011, contabilizando os prejuízos da vassoura-de-bruxa, Linhares teve uma perda aproximada de R$ 45 milhões na atividade do cacau,  comparando com anos anteriores que não havia o ataque da doença. Precisamos reverter essa situação e vamos conseguir. Precisamos do apoio dos gestores municipal, estadual e federal para manter essa atividade tão importante social, econômica e ambientalmente”, destacou Buffon.

Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias