Fruticultura e Horticultura

Dia de Campo mostra qualidade da produção de uvas em Pelotas

O evento, prestigiado por autoridades eclesiásticas, políticas e institucionais do município e do estado, contou com a participação de mais de 300 agricultores familiares, os quais acompanharam estações sobre bovinos de leite e sanidade animal, manejo e condução do parreiral e uso do plástico no vinhedo


Publicado em: 02/02/2012 às 10:30hs

Dia de Campo mostra qualidade da produção de uvas em Pelotas

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Pelotas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais promoveu nesta terça-feira (31/01), na Colônia Santo Antônio, 7º distrito de Pelotas, um Dia de Campo para mostrar a cadeia produtiva do leite associada à fruticultura. Na oportunidade foi realizada a Abertura da Colheita da Uva no município.

O evento, prestigiado por autoridades eclesiásticas, políticas e institucionais do município e do estado, contou com a participação de mais de 300 agricultores familiares, os quais acompanharam estações sobre bovinos de leite e sanidade animal, manejo e condução do parreiral e uso do plástico no vinhedo.

As tecnologias de produção recomendadas pela pesquisa, ensino e extensão rural foram aplicadas na propriedade dos irmãos Ernesto João e Nelson Renato Ribes, de cerca de 40 hectares, que foi adquirida com recursos do crédito fundiário do Banco da Terra. A família Ribes vai colher, nesta safra, 150 toneladas de pêssego, 30 toneladas de maçã e 15 toneladas de uva. Na economia de base familiar, os Ribes cultivam também bergamota, laranja, pêra, nectarina, milho, fumo e produzem leite. A jovem Istela Ribes, que trabalha na propriedade, disse todas as atividades possuem assistência técnica da pesquisa e extensão rural.

O diretor administrativo da Emater/RS-Ascar, Valdir Zonin, destacou a qualidade da produção na fruticultura, especialmente do vinhedo. Para ele, o evento mostrou muito mais do que tecnologia, mas a clareza de que o modelo apresentado favorece a permanência da juventude no campo. A gerente regional Karin Peglow destacou o trabalho das parcerias, como forma concreta de viabilizar pela cooperação a diversificação de culturas, agregação de valores pela agroindústria e a associação à cadeia produtiva do leite.

Após o encerramento das tecnologias mostradas nas estações ocorreu a Abertura da Colheita da Uva em Pelotas. O pastor e o padre da comunidade abençoaram a produção e todos degustaram uvas Niágara Rosa e Isabel Precoce, variedades apropriadas aos pequenos agricultores.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias