Fruticultura e Horticultura

Demanda por mudas de cacau para agricultura familiar é de 15 mi

O IBC possui a maior área de viveiro em campo aberto do mundo


Publicado em: 14/01/2013 às 13:00hs

Demanda por mudas de cacau para agricultura familiar é de 15 mi

Instituto Biofábrica de Cacau, responsável pela multiplicação de clones resistentes a doenças, pretende intensificar produção.

A cadeia produtiva do cacau na Bahia tem uma demanda de 15 milhões mudas somente por parte da agricultura familiar, de acordo com o levantamento do Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), apesar do avanço na produção em 2012. No entanto, a previsão de produção anual de um milhão e 100 mudas.

O IBC, vinculado ao governo do Estado, juntamente com a Comissão Executiva do Planto da Lavoura Cacaueira (Ceplac), discutem meios de potencializar a capacidade de produção de mudas e fortalecer a assistência técnica aos produtores.

A Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), através da Superintendência da Agricultura Familiar, disponibiliza anualmente aproximadamente R$ 3 milhões para a produção e doação, de mudas de cacau, frutíferas e essências florestais, visando o incremento da produção de cacau e a diversificação da produção na região sul do estado.

O Instituto Biofábrica de Cacau é uma organização social que tem como um de seus objetivos a produção de mudas clonais. Localizado no povoado de Banco do Pedro, o mais populoso do município de Ilhéus, é responsável pela multiplicação de clones resistentes a doença conhecida como vassoura-de-bruxa. Possui a maior área de viveiro em campo aberto do mundo. São 40 mil metros com capacidade de armazenar 4.8 milhões de plantas. No local está instalado um dos mais modernos laboratórios de micropropagação do Brasil.

Fonte: Globo Rural On-line

◄ Leia outras notícias