Publicado em: 12/09/2013 às 17:40hs
Muitos produtores, além das atividades tradicionais, estão encontrando outras formas de agregar valor e renda em suas propriedades. Este é o caso do associado da Copacol em Jotaesse, município de Tupãssi, Edinaldo Augusto Barbosa, que há 12 anos em uma pequena área de terra cultiva moranguinho. No início a produção era apenas para o consumo da família, mas nos últimos anos diante da demanda pelo produto na região, o cooperado aumentou a área de plantio e nesta safra cultiva 35 mil pés da fruta. Segundo ele, o maior desafio com a atividade se refere à mão de obra, uma vez que por se tratar de um trabalho manual, poucas pessoas se habilitam.
Consumo - O produtor salienta que apesar de ter um alto custo de produção, o cultivo de moranguinho tem um bom consumo e assim a produção é comercializada em supermercados de cidades da região, como Toledo, Cascavel, Assis Chateaubriand entre outras. A fruta é vendida in natura e congelada, inclusive recentemente foi feito investimento em um sistema de resfriamento.
Outras atividades - Além do moranguinho, o cooperado atua nas atividades agrícolas e suinícolas com a família que no cultivo da fruta se ocupa de mão de obra terceirizada. “Apesar do alto custo de cultivo e da escassez de mão de mão obra, estamos satisfeitos com a produção que em safras anteriores já chegou a 180 mil pés”, conta o associado que tem a ajuda da esposa Adriana Lopo Barbosa, que cuida da comercialização da produção”, finaliza Edinaldo.
Fonte: Imprensa Copacol
◄ Leia outras notícias