Fruticultura e Horticultura

Cooperação entre Países produtores de cacau da América Latina e Caribe será lançado em Salvador

Às vésperas de sediar o primeiro Fórum Internacional de Cacau e Chocolate, o setor cacaueiro baiano pretende mostrar ao mundo o que suas fazendas tem


Publicado em: 04/07/2012 às 13:40hs

Cooperação entre Países produtores de cacau da América Latina e Caribe será lançado em Salvador

Para isso, reunirão um time de especialistas nacionais e internacionais nos dias 4 e 5 de julho, em Salvador, para tratar de assuntos relacionados ao setor, como sustentabilidade, responsabilidade ambiental e valorização dos produtores.

A expectativa do presidente da Câmara Setorial do Cacau e do Instituto Cabruca, Durval Libânio, é criar a Cooperação dos Países Produtores de Cacau da América Latina e Caribe, que reunirá 21 países produtores, principalmente de cacau fino e gourmet. O objetivo principal é aproveitar o potencial de crescimento dos mercados consumidores da região e barrar a entrada de cacau de baixa qualidade de outras regiões produtoras, especialmente da África, que tem custos de produção mais baixos. “O fato de sermos o único continente que tem toda a cadeia produtiva é um diferencial competitivo se decidirmos investir em qualidade, associando a imagem do nosso cacau e chocolate à conservação da Mata Atlântica e Amazônia, além de mostrarmos que nossas fazendas não utilizam mão de obra infantil ou semi-escrava, como ocorre na Ásia e África. Isso tudo faz com que nossa amêndoa tenha um custo de produção maior, mas significa também que respeitamos nossos trabalhadores e o meio ambiente”, explica ele.

Fonte: Yes Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias