Fruticultura e Horticultura

Congresso Brasileiro de Fruticultura em Bento Gonçalves

A partir de hoje 22 até 26 de outubro, Bento Gonçalves (RS) sedia o XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF), no Parque de Eventos da cidade, transformando-se na capital nacional da fruticultura


Publicado em: 22/10/2012 às 08:45hs

Congresso Brasileiro de Fruticultura em Bento Gonçalves

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Fruticultura, com promoção pela Embrapa, através de sua unidade Uva e Vinho. Mais de 20 instituições apoiam o Congresso, que conta com o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e Fertilizantes Heringer.

Palestras, painéis, lançamentos, feira tecnológica, homenagens, apresentação de trabalhos, atividades culturais, visitas técnicas são algumas das atrações disponíveis para os mil e seiscentos participantes esperados para o evento. Já estão confirmados representantes de todos os estados brasileiros e de outros 13 países (Colômbia, Uruguai, Azerbaijão, Alemanha, França, Afeganistão, Itália, Bélgica, Estados Unidos, Japão, China, Chile, México).

Segundo Paulo Ricardo Dias de Oliveira, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e presidente-executivo do evento, o congresso, que não era realizado no Rio Grande do Sul há quase duas décadas, apresenta-se como uma oportunidade única de atualização técnico-científica e, ao mesmo tempo, como uma forma de divulgação da capacidade de produção frutícola regional, que pode ser apontado como um dos principais polos nacionais.

Programação diversificada


Conferências: estão programadas dez conferências. Destas, sete serão apresentadas por palestrantes internacionais, como no caso dos Estados Unidos, Chile, Japão e China, que irão trazer as experiências internacionais que poderão alavancar a fruticultura nacional.

Painéis: com uma diversificada programação, que aborda temas como cultivo protegido, extensão rural, agricultura de baixa emissão de carbono, situação do mercado e tendência do consumo de frutas, 45 painelistas estarão participando de 15 painéis ao longo do evento.

Apresentação de trabalho: serão apresentados 1552 trabalhos pelos participantes. Destes, 160 serão apresentados na forma oral e o restante em pôsteres. Destaque para o grande número de trabalhos nas áreas de fitotecnia, com 399, e de colheita e pós-colheita, com 328.

Lançamentos: novas cultivares, livros e um sistema de informações sobre a uva para processamento são as novidades que os participantes irão conhecer em primeira mão no congresso. Confira a programação que acontece às 13h, no Espaço Cultural:

Dia 23 - terça-feira: “Árvore do conhecimento: Uva para processamento”, “Banana BRS Platina”, “Maracujá BRS Rubi do Cerrado” e o “Pêssego BRS Regalo”.

Dia 24 – quarta-feira: livros “500 perguntas, 500 respostas sobre pequenas frutas”, “Fruticultura em Ambiente Protegido” e “Valor nutricional de frutas”.

Dia 25
– quinta-feira - Pré-lançamentos dos livros “Cultura dos Citros” e “Cultura de Tecidos em espécies frutíferas e ornamentais” e o “Pêssego BRS Fascínio”.

Homenagem: durante a solenidade de abertura do evento, que acontecerá a partir das 18h do dia 22, a diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura e a comissão executiva do Congresso irão homenagear 22 pessoas que se destacaram pela sua contribuição à fruticultura brasileira. O número de homenageados coincide com a edição do evento.

Prêmio Jovem cientista em fruticultura: durante o Congresso, ocorre a segunda edição do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura. Dentre os cinco melhores melhores trabalhos pré-selecionados em cada uma das categorias (doutorado, mestrado e iniciação científica) será escolhido um que receberá a premiação no encerramento do evento, previsto para às 16h do dia 25. A apresentação dos trabalhos selecionados acontece na manhã do dia 24.

Frutitech: os participante poderão visitar a feira tecnológica do evento, na qual poderão encontrar novidades da fruticultura. O congresso não tem tradição na realização deste tipo de evento paralelo, mas a comissão organizadora acredita que seja uma excelente oportunidade para troca de experiências a ser ampliada nas próximas edições do Congresso.

Atividades Culturais/ gastronômicas: além da parte técnica, o congresso possibilitará uma ampla programação cultural e gastronômica bastante diversificada durante todos os dias do evento.

Visitas técnicas: na sexta-feira, dia 26, os participantes irão participar de sete visitas técnicas com diferentes temáticas: “fruticultura orgânica”, “Indicações geográficas de vinhos – Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira e Farroupilha”, “Vinícolas familiares e formas associativas”, “Maçã, Pera e Viticultura de altitude”, “Pequenas frutas”, “Citricultura de mesa” e “Frutas de caroço”.

Confira a programação completa e outras informações do evento em: http://www.congressofruticultura2012.com.br

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

◄ Leia outras notícias