Fruticultura e Horticultura

Comercialização de banana na Central de Abastecimento do TO cresce 86%

Crescimento foi registrado se comparado janeiro de 2012 e de 2013


Publicado em: 31/01/2013 às 19:40hs

Comercialização de banana na Central de Abastecimento do TO cresce 86%

A comercialização de banana tornou-se um dos destaques da Ceasa - Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins. No mês de janeiro de 2013, foram vendidas 280 toneladas de banana. No mesmo período de 2012, foram comercializadas 150 toneladas da fruta, o que indica um crescimento de 86,66%. A banana comercializada na Ceasa-TO atende o mercado tocantinense e de estados vizinhos, como Maranhão e Pará.

De acordo com o coordenador da Ceasa, Jackson dos Santos Correia, a comercialização de banana na Central pode aumentar ainda mais. “A produção de banana no Tocantins melhorou muito, sobretudo com a utilização de tecnologias de irrigação, como no Projeto Manuel Alves, que é um importante polo produtor de frutas do Estado”, avaliou.

Correia ainda ressaltou a importância da organização da cadeia produtiva no Estado. “Os distribuidores necessitam ainda de regularidade na entrega da banana”, afirmou o coordenador da Ceasa, acrescentando: “a irrigação é importante nesse processo, pois permite a colheita da fruta, durante todo o ano”.

Ceasa

A Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins faz parte da estrutura da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. Os produtores interessados em vender seus produtos devem entrar em contato pelo telefone 3218-7640. Além de frutas, podem ser comercializados verduras, legumes e ovos.

Banana

Em 2012, o Tocantins teve uma produção de 30 mil toneladas de banana, numa área de aproximadamente 3.500 hectares. A produtividade média do Estado é de 9,2 mil kg de banana por hectare plantado. Contudo, algumas regiões se destacam na produtividade, por utilizarem melhores tecnologias agrícolas e produzirem mais de 30 mil kg de banana por hectare, como Porto Nacional, Dianópolis e Aguiarnópolis, dentre outras.

A produção de banana no Tocantins se fortaleceu com o Programa de Produção Integrada de Frutas. O intuito do programa é fomentar a produção da fruta, com qualidade no Tocantins, aplicação de novas técnicas de manejo e avanço de tecnologia de cultivo e colheita da banana. Para estimular a produção, a Seagro possui um laboratório de biotecnologia, onde são produzidas mudas de cultura de tecido de diversas variedades de banana. A intenção é proporcionar ao produtor mudas de qualidade e isentas de qualquer tipo de pragas e doenças, dando condições de multiplicar sua área plantada.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias