Publicado em: 09/01/2012 às 12:30hs
Os Campos de Cima da Serra do RS recebem, em meados do mês, associados a uma das principais entidades do mundo no segmento de produção de frutas, a Associação Internacional de Fruticultura (IFTA). A recepção ao grupo, de mais de 50 pessoas, de sete países (Estados Unidos, Canadá, Omã, México, Polônia, Reino Unido e China), será dia 18 de janeiro, em evento no CTG Porteira do Rio Grande, em Vacaria (na Rua Firmino Camargo Branco, número 790), com início às 19h. No dia 19, os estrangeiros conhecerão pomares de maçã no município e em Bom Jesus, de onde partem, complementando o tour técnico no Brasil, para a região de São Joaquim (SC), na qual também fazem visitas, no dia seguinte.
A IFTA (Internacional Fruit Tree Association: confira mais em www.ifruittree.org) foi criada nos anos 1950, visando à produção de frutas em alta densidade, explica o vice-presidente de Assuntos Técnicos da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), Leandro Bortoluz. “A IFTA promove, a cada quatro anos, uma programação internacional, a ser desenvolvida, desta vez, na América do Sul”, explica ele, detalhando que a conferência da Associação acontece de 8 a 11 de janeiro, no Chile, na capital, Santiago; depois, do dia 12 ao dia 22, acontecem, também no Chile, além da Argentina e do Brasil, roteiros de visitas técnicas. Grupo de 20 brasileiros, entre executivos, consultores e produtores de maçã, participará da conferência no Chile e do tour técnico naquele país, o qual ocorre de 12 a 14 de janeiro.
A recepção aos associados à IFTA, no dia 18, contará com três palestras. Representante da Prefeitura Municipal de Vacaria falará sobre o potencial agrícola de Vacaria e dos Campos de Cima da Serra. Na sequência, o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, abordará Linhas de pesquisa na maçã brasileira – conquistas e desafios. Por fim, o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès, apresentará perfil do setor da maçã no Brasil.
O tour da IFTA no Brasil está sendo viabilizado através de parceria envolvendo Agapomi, ABPM, Prefeitura Municipal de Vacaria, Embrapa Uva e Vinho, CTG Porteira do Rio Grande, Proterra Engenharia Agronômica e Mussatto Consultoria, além da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), através da Estação Experimental de São Joaquim, que estará sendo visitada no dia 19.
Fonte: Embrapa Uva e Vinho
◄ Leia outras notícias