Publicado em: 17/07/2012 às 18:50hs
O cacau produzido na Fazenda São Luiz, no município de Linhares, região norte do Espírito Santo, foi selecionado entre os quatro melhores Brasil. O cacauicultor Emir de Macedo Gomes Filho, recebeu, no último domingo (15), em Ilhéus (BA), o prêmio de excelência da etapa nacional do Internacional Cacao Awards 2012, que garante o direito de disputar a grande final do renomado concurso, em outubro, durante o Salon du Chocolat Paris.
No Brasil, ao todo, 46 amostras foram inscritas. A primeira fase da seleção avaliou aspectos físicos, como tamanho da amêndoa, impurezas e aroma, selecionando 16 amostras para a próxima fase. Depois, as amostras classificadas na primeira etapa foram enviadas para o processamento e transformação do chocolate. Nesta fase, uma comissão formada por 30 chocolatiers de diversas nacionalidades fez a análise sensorial, que verificou características específicas de cada amostra, como doçura, intensidade do sabor e acidez, elegendo as quatro melhores amostras de cacau do Brasil.
Adotando técnicas modernas de produção há vários anos em sua propriedade, o produtor Emir Filho acredita que, com dedicação e perseverança, é possível alcançar bons resultados na cultura do cacau, mesmo convivendo com ataque severo da vassoura-de-bruxa, doença que afeta gravemente a atividade. “Comecei o trabalho de renovação da lavoura em 1999, utilizando novos materiais genéticos. Aliado a isso, a colheita seletiva dos frutos maduros, a quebra e o transporte da fruta para o cocho no mesmo dia e a fermentação e secagem correta contribuem para a produção de um cacau com qualidade”, afirma Emir.
Atualmente, a Fazenda São Luiz conta com 60 mil pés de cacau renovados, mais resistentes a doença e com bons índices de produtividade. A meta do produtor é chegar a 100 mil pés. “Vamos atingir essa meta alcançando a produção equivalente do passado, quando tínhamos 180 mil pés produzindo”, diz Emir, destacando o trabalho de seus colaboradores. “O gerente e os funcionários foram fundamentais para esse resultado positivo, além do apoio do técnico agrícola Francisco de Paula Durão que nos acompanha”, destacou.
Na etapa internacional, o cacau capixaba e os três outros finalistas brasileiros (da Bahia) irão disputar com amostras vencedoras de importantes produtores mundiais, como a Costa do Marfim, Nigéria, Gana, Venezuela, Indonésia, Equador, entre outros.
Conquista valoriza região cacaueira
A seleção da amostra de cacau do Espírito Santo para a etapa final do concurso Internacional Cacao Awards 2012 valoriza a região cacaueira capixaba, acredita o produtor Emir de Macedo Gomes Filho. “Em um momento de crise que a cultura vive, essa conquista do setor levanta a alto estima dos produtores e resgata o prestigio do segmento”, diz.
Para o cacauicultor, o município de Linhares, responsável por cerca de 90% da produção estadual de cacau, tem potencial para ser conhecido pela produção de cacau fino, com qualidade superior, conseguindo preços melhores no mercado. “A Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) já trabalha para receber a certificação de origem do nosso cacau. Podemos agregar valor com nossa qualidade”, afirma Emir.
Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias