Fruticultura e Horticultura

Brasil Expande Acesso a Mercados na União Econômica Eurasiática para Amêndoas de Cacau

Novas autorizações elevam o total de aberturas comerciais do país em 2024 a 175, com destaque para a diversificação das exportações


Publicado em: 16/10/2024 às 09:00hs

Brasil Expande Acesso a Mercados na União Econômica Eurasiática para Amêndoas de Cacau

O governo brasileiro recebeu com entusiasmo a recente notícia da abertura de mercados nos cinco países da União Econômica Eurasiática (UEEA)—Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão—para as exportações simplificadas de amêndoas de cacau oriundas do Brasil. Essa medida representa um importante avanço nas relações comerciais entre o Brasil e os membros da UEEA.

Esta é mais uma conquista no âmbito da UEEA, que, neste ano, já autorizou a exportação de diversos produtos, incluindo suínos vivos, sêmen e embriões bovinos (tanto “in vivo” quanto “in vitro”), além de bovinos vivos reprodutores e de produção.

Nos primeiros oito meses de 2024, o Brasil exportou mais de US$ 865 milhões em produtos agrícolas para a UEEA, com ênfase na soja em grãos, carne bovina, café verde e açúcar bruto. Com as cinco novas autorizações, o país alcança sua 175ª abertura de mercado em 2024 e um total de 253 aberturas em 60 destinos desde o início do ano.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias