Fruticultura e Horticultura

Audiência pública debate liberação de recursos para o seguro da maçã

Acontece hoje (4/12) em Brasília, no Plenário 6 na Câmara dos Deputados, a partir das 14h30, audiência pública para tratar da liberação dos recursos para o subsídio do seguro rural, especialmente os destinados ao seguro da maçã


Publicado em: 04/12/2012 às 09:50hs

Audiência pública debate liberação de recursos para o seguro da maçã

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), autor da solicitação, destaca que a pomicultura é uma atividade de alto risco climático, com forte incidência de granizo e geada, obrigando aos produtores a contratação de seguro para suas propriedades.

Conforme Colatto, mais uma vez o setor da maçã está à mercê das seguradoras que afirmam não ter garantia para realizar o seguro com subsídio do Governo. “Mesmo com garantia do Ministério da Agricultura de que serão repassados R$ 35 milhões de subsídio para a Safra 2012/2013, as seguradoras estão resistentes em contratar seguro com subsídio do Governo Federal”, afirmou Colatto.

Para esclarecer os procedimentos tomados em relação ao seguro da maçã, Colatto solicitou a presença, na audiência pública do Ministério da Agricultura, dos presidentes das associações dos produtores de maçã de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e do presidente da Associação Brasileira, e os representantes legais das seguradoras.

Conforme informações da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) cerca de 50% dos produtores ainda estão sem o seguro, pois aguardam subsídio federal para contratação.

Fonte: Assessoria de Imprensa ? Deputado Federal Valdir Colatto

◄ Leia outras notícias