Fruticultura e Horticultura

Atualidade e tendências da fruticultura em pauta no XXII CBF

Seção de painéis do evento levará a debate temas de ?linha de frente? na produção de frutas


Publicado em: 08/06/2012 às 09:00hs

Atualidade e tendências da fruticultura em pauta no XXII CBF

O XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura (XXII CBF), que acontece de 22 a 26 de outubro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, propõe-se a colocar em pauta, na sua seção de painéis, temas de ‘linha de frente’ na produção de frutas. Pesquisadores, professores universitários, profissionais vinculados à extensão rural, agentes públicos, empresários e dirigentes de instituições setoriais, totalizando cerca de 40 das principais autoridades em seus campos de conhecimento, no país, conduzirão o debate. Cultivo protegido de fruteiras, Novas tecnologias aplicadas à pós-colheita de frutas, Situação do mercado e tendências do consumo de frutas, Agricultura de baixa emissão de carbono e Sistemas agroflorestais baseados em fruteiras, por exemplo, são os títulos de 5 dos 15 painéis programados (confira detalhamento no arquivo anexo).

“É uma oportunidade ímpar de, reunindo um número tão significativo de especialistas, poder-se conhecer e debater um grande conjunto de temas atuais da fruticultura”, diz, a respeito, o presidente da comissão executiva do Congresso, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Paulo Ricardo Dias de Oliveira.

Principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da cadeia produtiva de frutas, o CBF é uma realização da Sociedade Brasileira de Fruticultura, com promoção, nesta 22ª edição, pela Embrapa, por meio de sua unidade Uva e Vinho. Mais de 20 instituições apoiam o evento, que conta com o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Entendendo melhor:


Painel é uma modalidade de evento que reúne especialistas sobre determinado tema, os quais apresentam e debatem entre si pontos de vista sobre a questão em estudo. Difere, por exemplo, da conferência – em que a abordagem é feita por um único especialista na matéria.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

◄ Leia outras notícias